Já há 38 países pré-inscritos para a Eurovisão em Lisboa. Saiba quais são

Slavko Kalezic representou Montenegro na edição deste ano. Fotografia: Gleb Garanich/Reuters

O primeiro Festival Eurovisão da Canção a realiza-se em Portugal acontece nos dias 8, 10 (semifinais) e 12 (final) de maio do próximo ano no Parque das Nações, em Lisboa. A oito meses do certame, 38 países já confirmaram o seu interesse em concorrer.

Depois de ter dito não saber se iria concorrer à Eurovisão em 2018, por falta de patrocínios, a emissora estatal de Montenegro acabou por enviar a documentação necessária para a pré-inscrição no maior evento evento musical europeu, juntando-se assim a outras 37 que já reservaram lugar na primeiro Eurovisão realizada em Portugal.

A participação deste país no certame – bem como a dos restantes – ainda não é, no entanto, oficial, já que as confirmações só podem ser dadas a partir de 10 de outubro, data em que termina o prazo para anular, sem qualquer penalização, as pré-inscrições que têm sido feitas nos últimos dias.

Assim, além de Montenegro, também Alemanha, Macedónia, Arménia, Austrália, Áustria, Azerbaijão, Bélgica, Bielorrússia, Bulgária, Chéquia, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslovénia, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Geórgia, Grécia, Holanda, Irlanda, Islândia, Itália, Letónia, Lituânia, Malta, Montenegro, Noruega, Polónia, Reino Unido, Roménia, Rússia, Sérvia, Suécia, Suíça, Ucrânia e, claro, Portugal, fizeram a sua pré-reserva.

VEJA TAMBÉM: “Amar pelos Dois”. Concorrente austríaco da Eurovisão homenageia Salvador Sobral

E também já houve quem anunciasse que não vai participar no Festival, que terá lugar nos dias 8, 10 e 12 (final) de maio do próximo ano no Parque das Nações, em Lisboa. São eles Andorra, Bósnia-Herzegovina, Eslováquia, Luxemburgo, Liechtenstein, Mónaco e Turquia.

Na edição deste ano, ganha por Salvador Sobral com o tema “Amar pelos Dois”, Montenegro não se classificou para a final do concurso, realizado em Kiev, na Ucrânia.

TEXTO: Ana Filipe Silveira