Já se sabe quem venceu a primeira edição do “Danças do Mundo”

TEXTO: Ana Filipe Silveira

A final do programa de entretenimento da RTP1 aconteceu este sábado à noite em direto do Terreiro do Paço, em Lisboa. Sónia Araújo, Tânia Ribas de Oliveira, Jani Gabriel, Vanessa Oliveira e Sílvia Alberto: quem saiu vencedora?

Quase três meses depois da estreia, o programa da estação pública que levou Sónia Araújo, Tânia Ribas de Oliveira, Jani Gabriel, Vanessa Oliveira e Sílvia Alberto a viajar por vários países para aprenderem danças tradicionais dos mesmos chegou ao fim. A final aconteceu este sábado à noite em direto do Terreiro do Paço, em Lisboa, e foi conduzida por Catarina Furtado.

Os espectadores votaram ao longo da emissão e deram a vitória a Sónia Araújo.

Ao longo de dez semanas de gravações, as concorrentes passaram por países como Brasil, Argentina, Angola, Cabo Verde, Índia, Áustria, Cuba, Espanha, São Tomé e Príncipe e República do Dominicana e destacaram sempre o ambiente de companheirismo.

Em entrevista ao JN, no início de maio, Sónia Araújo já tinha admitido que “ter uma base de dança clássica” lhe permite adaptar-se facilmente a outros estilos de dança e afirmou que gostaria de uma segunda edição do formato. “Demos todas muitas ideias para irmos a outros países aprender outros estilos”, contou. “Acho que a RTP quer, mas não depende apenas de nós e da estação, e sim de um conjunto de fatores. Sinto que há vontade de parte a parte de se fazer mais. É um programa que tem pernas para andar. Há muito conteúdo para explorar”, frisou na altura.

Recorde-se que a apresentadora de “A praça” tem formação em dança clássica e estreou-se em televisão em 1993 como assistente do ilusionista Luís de Matos no programa “Isto é Magia”, da RTP. Um ano mais tarde foi selecionada para o corpo de bailarinos do programa “1, 2, 3”. A par da carreira de apresentadora, Sónia Araújo teve oportunidade de mostrar os seus dotes de bailarina no programa “Chuva de Estrelas” (1995), na SIC, na edição de 1996 dos Globos de Ouro, também do canal de Carnaxide, e em “Avós e Netos”, da RTP, nesse mesmo ano.

Em 2007, participou e venceu o programa “Dança Comigo” da RTP1, tendo sido escolhida para representar Portugal, com Ricardo Silva, na primeira edição do Festival Eurovisão da Dança.