De atriz a empresária, Jéssica Alba tem visto crescer a conta milionária desde que se tornou uma gestora de sucesso. “The Honest Company” é mais um dos seus negócios mas ao que tudo indica, está metido “em maus lençóis”.
Participou em filmes como “Quarteto Fantástico” e “Sin City” e é uma das mais bem-sucedidas mulheres de negócios do mundo. Em 2002, a atriz norte-americana fundou a empresa “The Honest Company”, um conceito que se dedica à criação de produtos orgânicos e venda de itens de higiene, alimentação e limpeza sustentáveis e sem toxinas. Nas últimas horas, Jéssica Alba tem dado que falar, mas não pelos melhores motivos. Pela má qualidade dos produtos e acusada de “mentir sobre os seus componentes”, a atriz tem agora de pagar 1,5 milhões de dólares (1,3 milhões de euros) por ser “considerada desonesta” de forma a compensar todos os clientes lesados.
As acusações vieram a ser comprovadas por um relatório publicado pelo “The Wall Street Journal. O documento publicado em março de 2016 e resultante de testes efetuados em laboratórios independentes confirmaram a presença de uma substância química chamada lauril sulfato de sodio (SLS) nos detergentes da marca.
No resultado da investigação levada a cabo pela publicação norte-americana, a empresa emitiu um comunicado ao jornal “Daily Mail” em que nega a presença da substância química nos seus produtos. “Negamos energicamente todas as acusações, especificamente aquelas que dizem que os nossos produtos de limpeza contêm SLS. No entanto, uma vez que o litígio pode converter-se num processo demorado e caro [a queixa foi apresentada em tribunal no ano passado], chegamos a este acordo para limitar os custos e o foco de atenção sobre o nosso negócio”, pode ler-se na missiva.
A empresa compromete-se a pagar, aos consumidores que se sentem enganados, uma compensação financeira ou, então, créditos de compra “online” para o site. “The Honest Company” prometeu ainda doar à “Dermatology Foundation”, um centro de pesquisa sobre a pele, todos os cheques não reclamados. Empenhada em corrigir a sua imagem, a empresa vai lançar proximamente um novo produto de limpeza com “uma nova tecnologia” para demonstrar a sua eficácia.
TEXTO: Alexandre Oliveira Vaz