José Castelo Branco afirmou ter descendência de governantes. Segundo o próprio, o seu antepassado é Gungunhana, o último imperador de Gaza, agora território de Moçambique.
Chama-se Beatriz Dias e é deputada do Bloco de Esquerda e fundadora da Associação de Afrodescendente. Tem lutado pela visibilidade das pessoas negras no país e, atualmente, faz parte da lista candidata do BE às eleições autárquicas de Lisboa.
Esta opção não caiu bem em José Castelo Branco, que num direto para o Instagram, fez questão de manifestar o seu desagrado. “Olha agora a estratégia do Bloco de Esquerda. Agarraram numa irmã africana e puseram-na: ‘Temos aqui’. Isto para terem os votos de todos os africanos. […] “, começou por dizer no vídeo.
“Mas o que é isto? Africano sou eu. Africano sou eu. E tenho sangue negro, com muita honra. Descendente direto de Gungunhana”, rematou, referindo-se ao último imperador de Gaza, território que é hoje ocupado por Moçambique.
As imagens estão a dar que falar nas redes sociais. Recorde-se que o “socialite” está atualmente em processo de recolha de assinaturas para poder candidatar-se às eleições Legislativas, marcadas para 6 de outubro.
TEXTO: Tiago Firmino