Jovem dedica música a amigo que “morreu” no Bataclan. Tudo não passou de uma mentira

Dany Machado participou num concurso de talentos em França com um tema dedicado a um amigo que, disse, morreu no ataque terrorista à sala de espetáculos Bataclan, Acabou por ser desmascarado e já pediu desculpa.

O concorrente de 17 anos apresentou-se no palco do programa “La France a un incroyable talent” (“A França tem um incrível talento”), do canal M6, e dedicou um tema da sua autoria a um amigo chamado Alexandre, que disse ter morrido no ataque terrorista à sala Bataclan, em Paris, em novembro de 2015.

A atuação emocionou o júri e a plateia e Dany foi aplaudido de pé. Porém, a “Life for Paris”, associação de apoio às vitimas e familiares dos atentados, esclareceu que não morreu ninguém com esse nome.

“Dany interpretou um tema em homenagem ao seu amigo Alexandre, falecido durante os atentados de 13 de novembro de 2015. O problema é que nenhum Alexandre morreu nem no Bataclan, nem no Estádio de França, nem na esplanada de um café parisiense a 13 de novembro de 2015”, pode ler-se num comunicado da associação.

Veja o vídeo da atuação de Dany Machado:

A carregar vídeo…

Dany Machado já reagiu à polémica e pediu desculpa através do Facebook. O jovem reconheceu ter-se tratado de um ato “totalmente inconsciente” e admitiu não ter perdido qualquer amigo nos atentados.

“Este rap que escrevi é uma metáfora, na verdade eu não perdi amigos no Bataclan mas aquilo que se passou tocou-me profundamente. (…) Procurei colocar-me na pele de alguém que tenha perdido um ente querido no Bataclan”, lamentou Dany Machado, que concluiu o pedido de desculpas com a frase “errar é humano”.

TEXTO: João Farinha