Karl Lagerfeld sobre assédio sexual: “Se não querem que vos baixem as calças, não sejam modelos!”

Fotografia: Valery Hache/Pool via Reuters

No que toca ao que pensa, Karl Lagerfeld nunca ficou calado. Sobre as queixas de assédio sexual na indústria do cinema e da moda, o designer e responsável pela marca homónima e ainda pela Fendi e Chanel também tem uma palavra a dizer.

“Se não querem que vos baixem as calças, não sejam modelos! Juntem-se a um convento de freiras. Há sempre um lugar para vocês no convento. Eles até estão a recrutar”. Estas são declarações de Karl Lagerfeld em entrevista à revista francesa “Numéro Magazine”. O designer, de 84 anos, critica o movimento #MeToo, nascido no ano passado após acusações de assédio sexual na indústria do cinema e da moda.

“Estou farto disso. (…) O que me choca mais são as vedetas que demoraram 20 anos a lembrar-se do que aconteceu. Isto para não falar do facto de não haver testemunhas de acusação”, atirou o diretor criativo da marca com o seu nome e de casas como a Fendi e a Chanel “Dito isto, não suporto o Sr. [Harvey] Weinstein. Tive um problema com ele na [gala] amfAR”, ressalvou, referindo-se ao produtor cinematográfico norte-americano, acusado por centenas de mulheres de abuso sexual.

Lagerfeld acrescentou que movimentos como #MeToo e #Time’s Up tiveram claras consequências no seu mundo. “Li em algum lado que agora temos de perguntar a uma modelo se ela se sente confortável a posar. É demasiado. De agora para a frente, como designer, não se pode fazer nada”, desabafou.

TEXTO: Ana Filipe Silveira