Ex-jornalista Luís Osório acusa Ricardo Araújo Pereira de “bullying”

SIC
Fotografia: Instagram SIC

Uma referência de Ricardo Araújo Pereira a Luís Osório no “Isto É Gozar com Quem Trabalha” levou o antigo diretor de “A Capital” a escrever um longo texto no Facebook, no qual acusa o humorista da SIC de “bullying”.

Ricardo Araújo Pereira comparou Luís Osório a um cão, “lambuzão com o poder”, depois de lembrar a entrevista do antigo jornalista de “A Capital” à ministra da Cultura num “podcast” do Partido Socialista. Agora, Luís Osório defende-se e contra-ataca Ricardo Araújo Pereira num longo texto publicado no Facebook.

“Vi com atenção os minutos que Ricardo Araújo Pereira me dedicou no seu programa na SIC. Pensei que podia ser uma brincadeira à volta de como se manipula uma entrevista com alguém para que a entrevista pareça uma coisa que não foi. Corta-se aqui, corta-se ali, juntam-se pedaços que na entrevista vinham separados por muitos minutos, embrulha-se como se fosse a entrevista verdadeira. Pensei que podia ser uma brincadeira para falar do ‘fake’, dos movimentos populistas que utilizam esse tipo de recursos que ele, muito bem, critica no ‘Governo Sombra’. Mas não. Não era uma brincadeira. Ricardo montara a entrevista com bocadinhos que encaixou como se fosse um puzzle para criar a ideia que desejava. Uma mentira que fez passar por verdade”, começou por escrever Luís Osório nas redes sociais.
Fotografia: Facebook Luís Osório
” (…) Pensei que podia ser por estar a colaborar com o PS, mas isso não difere muito do Ricardo que assumidamente, e muito bem, colabora e é simpatizante do PCP.
Pensei que podia ser uma crítica por eu ser jornalista. Mas eu não sou jornalista, não tenho carteira profissional há nove anos. Pensei que podia ser por ele achar que fui um fofinho na entrevista à ministra da Cultura, mas não podia ser porque ele é um fofinho em quase todas as entrevistas – viram a de Ana Catarina Mendes?” ironizou.
“Pensei que podia ser por causa de um ‘sketch’ que os Gato Fedorento fizeram há uns 15 anos. Lembro-me de um caixão onde estava um morto e um filho a esfregar as mãos por se estar a aproveitar da doença do pai para ser conhecido. O meu pai era o morto e eu o filho. Tínhamos acabado de publicar um livro e o meu pai achou piada ao ‘sketch’. Achou tanta piada que eu fiquei calado. Mas não podia ser porque era eu que devia estar zangado e não o Ricardo. Não podia ser isso”, acrescentou Luís Osório.
” (…) O ‘sketch’ acabava com uma cadela, a bela Custódia, a fazer o que eu faço – a lamber os pés a quem passa. Não, ele queria fazer uma outra coisa. Desejava humilhar. Fazer bullying”.
“Uma das pessoas que me telefonou foi o Miguel, um dos meus quatro filhos. Tem 19 anos e estava indignado. ‘Pai, viste o que ele disse de ti? Tens de o processar, pai’. Ri-me muito.
Comovi-me muito quando desligou. Depois pensei que não iria pensar mais sobre o tema, mas enganei-me. Tive dificuldade em adormecer. E ao acordar continuei a pensar sobre o assunto”, referiu, ainda, o antigo jornalista.
E Luís Osório terá chegado a uma conclusão: “Então o que terá sido? Pensei que tinha sido por causa de um texto que publiquei aqui no dia 17 de abril de 2020 – há cerca de dez meses. Um postal que teve 500 partilhas e uma repercussão que paguei caro quase um ano depois”.
Há dez meses, recorde-se, Luís Osório escrevia que “Ricardo Araújo Pereira não é o melhor humorista da sua geração”. “Porque o melhor humorista da sua geração é para mim, e sem discussão, Bruno Nogueira”, defendeu, na altura.