Luísa Sobral alerta para a realidade no Myanmar e pede ajuda para crianças com cancro

Fotografia: Instagram Luísa Sobral

Luísa Sobral participou no “Projeto Amélia”, uma instituição sem fins lucrativos que ajuda a transportar crianças com cancro ao hospital. A cantora viajou para o Myanmar e partilhou o seu testemunho nas redes sociais.

Foi no início desta semana que a compositora de “Amar Pelos Dois”, o tema que permitiu a Portugal conquistar o primeiro lugar no festival da Eurovisão, viajou até Myanmar, antiga Birmânia, onde se junto à Organização Não Governamental (ONG) “Projeto Amélia” para viver, de perto, a realidade do país.

Esta sexta-feira, a artista, de 29 anos, publicou na sua página de Facebook, um excerto da sua experiência no continente asiático. “Esta foi a última parte de uma viagem de nove horas que fiz com este pai e filha do hospital até casa. Andámos em dois autocarros e dois barcos, e como podem ver nem os autocarros nem os barcos eram muito confortáveis. Tudo isto com uma menina de três anos que tinha acabado de receber tratamento para um cancro no fígado”, começou por explicar.

Esta foi a última parte de uma viagem de 9 horas que fiz com este pai e filha do hospital até casa. Andámos em dois…

Publicado por Luisa Sobral em Sexta-feira, 21 de Julho de 2017

“Este pai tem 4 filhos e a mulher morreu após o nascimento do último. Vai todos os meses ao hospital e passa lá uma semana inteira”, prosseguiu. Apesar dos esforços desenvolvidos pela ONG, Luísa Sobral explicou que ainda há muito para fazer. “O transporte é uma das razões para a taxa de sucesso da cura do cancro infantil no Myanmar ser pouco acima dos dez por cento quando em Portugal estamos quase nos 85 por cento. Maior parte das famílias não consegue pagar estas deslocações”, escreveu, apelando a todos os que queiram contribuir para esta causa.

No passado dia sete de abril, Luísa Sobral viveu durante 24 horas no Aeroporto de Lisboa, uma iniciativa levada a cabo pela ONG com o intuito de ajudar a angariar fundos para o transporte de crianças com cancro no Myanmar. O evento anual já contou com a participação de algumas figuras públicas como Pedro Barroso, Sofia Escobar, Fernando Alvim, Sofia Nicholson, José Fidalgo ou Bibá Pitta. Durante a sua estadia no aeroporto, Luísa Sobral compôs “Please Take Me There”.

TEXTO: Alexandre Oliveira Vaz