Marco D’Almeida regressa à ficção no papel de polícia em “Crimes Submersos”

Marco D'Almeida
Fotografia: Pedro Pina/RTP

Marco D’Almeida está de volta à ficção e logo como protagonista da série luso-espanhola “Crimes Submersos”, que se estreou no final da semana passada na RTP1.

Depois de gravar várias novelas e séries consecutivas para os três canais, Marco D’Almeida está de regresso à ficção nacional para ser um dos protagonistas da primeira coprodução entre a RTP1 e a TVE, “Crimes Submersos”, que se estreou na passada sexta-feira, dia 21, na estação pública.

Passada entre Espanha e Portugal, a série retrata uma co-investigação das polícias ibéricas a partir de dois esqueletos descobertos em algumas povoações de Campomediano. O inspetor Hélder Gomes vai unir-se à inspetora Daniela Yanes (Elena Rivera), para resolver este mistério de consequências imprevisíveis.

Em conversa com os jornalistas, na apresentação da série, no Cinema São Jorge, em Lisboa, Marco D’Almeida começa por destacar que “há alguns anos a internacionalização das séries parece que acabava em França ou em Espanha, mas agora chega a Portugal”. “O ponto de partida desta história é algo bem real, o problema ibérico com a seca, que atinge 94 por cento deste país, com números alarmantes para a agricultura e que vão chegar aos centros urbanos”, salienta o ator.

Marco D'Almeida
Fotografia: Pedro Pina/RTP

Marco D’Almeida revela, em seguida, a grande amizade da sua personagem com a inspetora espanhola “Daniela Yanes”. “Vão viver uma amizade tão profunda durante oito episódios, mas sempre com noção de que são polícias e não podem mostrar sentimentos”.

O ator conta, em seguida, uma cena curiosa, gravada quando os dois protagonistas ainda mal se conheciam. “Entrámos na última cena e ainda não tínhamos filmado a história para trás! Pensámos: ‘como é que vamos fazer isto, se ainda estamos à procura de que relação é esta?’ A seguir aconteceu algo mágico, porque houve um antes e depois daquela cena”.

O ator garante que já domina a língua do país vizinho. “Já domino o castelhano, já não é aquele portunhol”, brinca Marco D’Almeida, que elogia a cooperação entre RTP e TVE. “Ver duas televisões públicas ibéricas em coprodução é algo histórico”.

Além de Marco D’Almeida, “Crimes Submersos” conta com outros atores portugueses no elenco, como Margarida Marinho, Guilherme Filipe, João Baptista, Paula Lobo Antunes, Luís Ganito, Soraia Chaves, Rita Loureiro e Diogo Martins.