Maria Vieira: “Conheço muitos atores e aspirantes a atores que foram alvo de assédio sexual”

Hollywood mantém-se em alerta com as sucessivas acusações de assédio e abuso sexuais a homens reconhecidos nas suas áreas. Em Portugal, a situação não se assemelha, embora haja quem garanta que casos do mesmo género não faltam no nosso meio artístico. Maria Vieira é uma das pessoas que partilha dessa opinião.

A atriz, de 60 anos, não tem qualquer dúvida ao afirmar que “Portugal é um caso muito sério nessa matéria”. Todavia, “o medo de perder o emprego, de perder os supostos amigos, de perder tudo e mais alguma coisa, tolhe a vontade de dizer a verdade que toda a gente sabe mas que não pode dizer…”

Numa das suas mais recentes intervenções na sua conta de Facebook, em que Maria Vieira disserta sobre a possível ordem de prisão para o produtor de cinema Harvey Weinstein, a intérprete revela que esta é também uma realidade no nosso país.

“CONHEÇO MUITOS ATORES E ASPIRANTES A ATORES QUE FORAM ALVO DE ASSÉDIO SEXUAL
E QUE HOJE ATÉ SÃO ATORES E ATRIZES
BEM-SUCEDIDOS/AS.”

MARIA VIEIRA

“Impunha-se um governo interessado em apurar a verdade, impunha-se a proteção de identidade daqueles que podem denunciar os criminosos e impunha-se uma justiça séria para investigar, condenar e prender todos os pedófilos e predadores sexuais que abundam no nosso país e que estão em grande parte sediados numa plataforma profissional idêntica àquela que está agora a ser investigada e condenada em Hollywood…”, escreve Maria Vieira, admitindo contudo que “nesta altura” “vai ser muito difícil investigar essa gente”. A justificação não tardou.

“Vários deles [predadores sexuais] continuam no ativo. São figuras bem conhecidas e até trabalham em lugares onde as investigações sofreriam forte oposição por parte das administrações onde essa gente continua a trabalhar…”
Maria Vieira

“Parrachita”, como é conhecida no nosso meio artístico, assume saber de alguns desses casos, embora sem nunca revelar identidades. Nem das alegadas vítimas nem dos alegados agressores, a quem chama de “predadores” e “pedófilos”. “Muitas das vítimas (…) são rapazes e menores sonhadores (é verdade que muitos deles se vendem e venderam para atingir os seus fins) e meninos pobres aliciados com dinheiro e com objetos de luxo e com promessas de carreiras bem-sucedidas que nunca aconteceram e jamais iriam acontecer”, escreve.

“Outros são pessoas que dificilmente irão denunciar os seus predadores e eu assisti pessoalmente e ouvi muitas queixas de jovens rapazes e de jovens mulheres que foram vítimas desses nojentos da pior espécie”, continua.

“Os predadores sexuais e sobretudo os pedófilos são criminosos ultrajantes que deveriam ser punidos de acordo com a gravidade dos seus revoltantes crimes.”
Maria Vieira

Leia também:

Maria Vieira sobre Presidente Marcelo: “Não teve ‘tomates’. Provou ser um cobarde”

Maria Vieira deseja afastamento “definitivo” de Judite Sousa da Informação da TVI

Maria Vieira oferece pedra do rim a Catarina Martins e Mariana Mortágua. “Para elas enrolarem e fumarem bem fumada”

Ana Bola enviou recado para Maria Vieira no “5 para a Meia-noite”. Veja aqui os vídeos do momento

TEXTO: Dúlio Silva

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.