Maria Vieira usa as redes sociais para criticar tudo e todos

TEXTO: Ana Filipe Silveira

Maria Vieira tem usado o Facebook como meio para falar sobre os mais diversos temas e, sobretudo, para expor as suas opiniões sobre várias figuras públicas. Os textos que escreve não passam sem deixar marcas.

Desta vez, o alvo foi Salvador Sobral. “Esse fulano é um idiota encartado que não diz o que sabe nem sabe o que diz”, escreveu a atriz nas redes sociais, referindo-se às recentes declarações de Salvador Sobral numa entrevista à RTP1. O vencedor do Festival Eurovisão da Canção falou sobre o atentado que ocorreu em Manchester, no Reino Unido, e referiu que “gostava de experimentar um ataque que não fosse noticiado”. “Está a dar-se muita importância a eles”, disse Sobral ao jornalista Vítor Gonçalves.

Além do cantor de 27 anos, também Dolores Aveiro e Diogo Morgado já estiveram na mira de Maria Vieira.

“Esta mulher vale o seu peso em ouro e, pesada como ela é, calcula-se que o seu peso dê para alimentar muitas famílias…”, atirou a intérprete, lançando farpas à matriarca da família Aveiro, na altura do lançamento do seu livro, intitulado “Mãe Coragem”. Já em 2014, Maria Vieira teceu duras críticas à participação do protagonista de “Ouro Verde” (TVI) no programa “Vale Tudo”, na altura em que o ator ainda era exclusivo da SIC. “O que é que o Diogo Morgado faz ali? Alguém o obrigou a participar sob ameaça da própria vida? Então porquê? Precisará ele dos míseros euros que supostamente lhe pagam para fazer aquelas figuras?”, comentou Maria Vieira na sua conta do Facebook.

A intérprete de 60 anos também foi alvo de críticas quando, há cerca de um mês, comentou uma notícia sobre uma mulher antifa que foi à Turquia com o namorado muçulmano e que acabou agredida e violada. “Cada qual tem aquilo que merece”, disse Maria Vieira.

Pública (e antiga) é também a guerra da atriz com a colega Ana Bola. A “Parrachita”, como é conhecida, chegou a revelar que iria instaurar um processo judicial contra a atriz de 64 anos, que teria por base as declarações de Bola sobre o apoio de Vieira ao atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Já na última emissão do programa “5 para a meia-noite” (RTP1), Herman José confirmou que o conteúdo publicado por Maria Vieira não é escrito pela própria. “O marido nunca escondeu que escreve por ela. Foi assim nos livros de viagens e é assim em muitas coisas que escrevem. A Maria não tem grandes capacidades para escrever e o marido adora escrever”, revelou o humorista.