O Conselho de Administração da RTP, presidido por Gonçalo Reis, renovou o mandato de Paulo Dentinho como diretor de Informação do operador público de média. Mas há mexidas nas cadeiras.
João Fernando Ramos integra a partir de agora a direção de Informação da RTP, assumindo o cargo de adjunto com a pasta do canal informativo RTP3 e do online. Esta é a principal mudança na nova direção formada por Paulo Dentinho, avançada, esta terça-feira, pelo “Diário de Notícias” e entretanto confirmada pela N-TV.
As funções do pivô do “Jornal 2” (RTP2) pertenciam até agora a António José Teixeira, que passa a dirigir a informação diária e o “Telejornal”, o principal bloco informativo do primeiro canal estatal. Por sua vez, o adjunto Vítor Gonçalves passa a ter a tutela da informação não-diária.
A N-TV sabe que o nome de João Fernando Ramos já foi apresentado à Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), cujo parecer é vinculativo.
Hugo Gilberto passa de adjunto a subdiretor, continuando a chefiar a redação do Centro de Produção do Norte da RTP e a área de Desporto. Rosário Lira e Alexandre Leandro, que coordenava o setor dos editores de imagem, também passam a subdiretores.
Da anterior direção não transitam os subdiretores Alexandre Brito, Joana Garcia, Adília Godinho e Ana Pitas.
“É uma direção mais pequena e compacta e, portanto, também mais funcional para os desafios que colocam à RTP”, disse à nossa revista uma fonte da estação.
As alterações na estrutura diretiva da Informação da RTP estavam a ser preparadas há vários meses. O nome de Carlos Daniel chegou mesmo a ser apontado para o cargo de diretor de Informação, mas a administração de Gonçalo Reis decidiu dar continuidade a Paulo Dentinho.
TEXTO: Dúlio Silva