Mimicat vai representar Portugal na Eurovisão com desempate do público

Fotografia: Pedro Pina/RTP

Mimicat e o tema “Aí Coração” foi a grande vencedora da final do Festival da Canção 2023 e vai representar Portugal na semifinal da Eurovisão no próximo mês de maio, em Liverpool, Inglaterra. Voto do público desempatou.

A artista reuniu 24 pontos do público, depois de, entre o júri, “A Festa” de Edmundo Inácio e a artista terem reunido 12 pontos. O tema do antigo concorrente do “The Voice Portugal” ficou em segundo lugar na geral, com 22 pontos.

O tema vencedor vai agora a Liverpool, Inglaterra, no próximo mês de maio disputar uma das semifinais do Festival da Eurovisão, dia 9. A grande final realiza-se a 13 de maio. A Ucrânia, recorde-se, ganhou em Turim, mas a guerra com a Rússia impede a realização do evento no país.

A noite conduzida por Filomena Cautela e Vasco Palmeirim, com Inês Lopes Gonçalves e Wandon Lisboa na “greenroom”, onde estão os concorrentes e o “staff” de apoio, começou com uma atuação dos Jesus Quisto, em “playback”. A banda da série da RTP1 “Por do Sol” atuou com o coro de Santo Amaro de Oeiras e um quarteto de cordas e muitos telespectadores pediram nas redes sociais do primeiro canal que os Jesus Quisto participassem mesmo no Festival da Canção.

O evento ficou ainda marcado pelo regresso do vencedor da Eurovisão Salvador Sobral, que interpretou um medley dos Beatles, Maro, que representou Portugal no ano passado em Turim – e reuniu 25 concorrentes do ano passado para cantar “Saudade” -, e David Fonseca, que cantou vários temas nascidos em Liverpool.