“Miseráveis sem alma”. Maria Vieira aponta o dedo a “Alta Definição”

Carlos Areia é o próximo convidado de Daniel Oliveira no programa “Alta Definição”, numa entrevista em que o ator assume viver com dificuldades financeiras. Em reação a esta exposição mediática, Maria Vieira foi altamente crítica com os responsáveis da SIC, a quem chama de “miseráveis sem alma e sem coração”.

“Estes programas que exploram os sentimentos, as fraquezas, a pobreza, a miséria e a lágrima de pessoas públicas para ganharem o dinheiro que a publicidade paga às estações que os transmitem são nojentos, e as pessoas que os promovem, que os produzem e que os apresentam são, no mínimo, pouco exigentes e/ou criteriosas…”, condena a atriz, de 60 anos, na sua conta de Facebook.

Maria Vieira acredita que foi o “desespero” que levou Carlos Areia a sujeitar-se a este depoimento, crente de que possa ser chamado para um projeto profissional. “Estas pessoas estão desesperadas e acham que depois de prestarem vassalagem a estes miseráveis vão ser convidados para fazer uma sessão numa novela onde lhes vão pagar menos de 200 euros!”, escreve “Parrachita”. E continua:

“E é essa a esperança falsa que estes
nojentos vendem sub-repticiamente!”

Maria Vieira

Para Maria Vieira, a solução não passa por “venderem na TV a miséria alheia de atores, apresentadores e outras pessoas públicas em dificuldades”, mas sim por convidarem-nos para trabalhos. “Sejam humanos […] Convidem este ator em dificuldades financeiras e outros atores/atrizes nas mesmas condições para trabalhar em vez de explorarem as suas vidas e as suas fraquezas em troco das audiências que vocês desejam e que vos enchem os bolsos!”, pede a intérprete.

“Eu não sei se um dia estarei nas ‘botas’ do Carlos Areia. O que eu sei é que mesmo passando fome, jamais alinharei ao lado destes trastes, destes miseráveis sem alma e sem coração que se aproveitam da miséria alheia”
Maria Vieira

“Tenham vergonha, sejam humanos e não se sirvam das privações dos outros para contabilizar audiências e fazerem de conta que se importam e que são bonzinhos e fofinhos, falseando assim quem realmente vocês são!”, acrescenta.

Maria Vieira não termina a sua avaliação sem voltar a criticar duramente a atual direção da SIC, que provocou, defende a atriz, a perda “da liderança e da atenção e respeito dos espectadores”. “Mas esta gente incompetente que por lá continua vai um dia sair e outra gente melhor saberá levantar a instituição, restituindo à mesma tudo aquilo que entretanto perdeu”, adverte.

TEXTO: Dúlio Silva