Música totalmente em inglês vence Festival da Canção e gera polémica

Fotografia: Instagram Festival da Canção

“Love Is On My Side”, dos The Black Mamba, gera polémica por ser a primeira música totalmente em inglês a vencer o Festival da Canção.

Das dez canções em concurso na final da 55.ª edição do Festival da Canção, transmitida em direto esta noite de sábado, “Love Is On My Side”, dos The Black Mamba, foi a escolhida para representar Portugal no 65.º Festival Eurovisão da Canção, que se realiza em maio, em Roterdão, nos Países Baixos.

No entanto, a primeira música totalmente a inglês a vencer o Festival da Canção está a gerar polémica. O público está a criticar o facto de o tema o mais votado pelo público não ser em português e a sublinhar que deve haver “orgulho” na língua portuguesa.

As Non Stop, com a música “Coisa de Nada”, e os 2B, com “Amar”, em 2005, também já participaram no Festival da Canção com refrões em inglês.

The Black Mamba empatou com Carolina Deslandes, mas prevaleceu o voto do público dando assim a vitória ao grupo do vocalista Tatanka.

Nas duas semifinais, que decorreram no dia 21 de fevereiro e 6 de março, foram apurados os temas “Saudade”, de Romeu Bairos e Karetus, “Joana do Mar”, de Joana Alegre, “Dia Lindo”, de Fábia Maia, “Na Mais Profunda Saudade”, de Hélder Moutinho e Valéria, “Por Um Triz”, de Carolina Deslandes, “Dancing In The Stars”, de Neev, “Não Vou Ficar”, de Pedro Gonçalves, “Contramão”, de Filipe Melo e Sara Afonso, “Volte-Face”, de Pedro da Linha e Eu.Clides, e “Love Is On My Side”, de Tatanka e The Black Mamba.

As semifinais da 65ª edição do Festival Eurovisão da Canção estão marcadas para os dias 18 e 20 de maio e a final para o dia 22 do mesmo mês.

Portugal participou no Festival Eurovisão da Canção pela primeira vez em 1964, tendo, entretanto, falhado cinco edições, em 1970, 2000, 2002, 2013 e 2016.

A música “Medo de Sentir”, interpretada por Elisa e composta por Marta Carvalho, venceu em 2020 o Festival da Canção e deveria ter representado Portugal no Festival Eurovisão da Canção, que estava previsto para os Países Baixos, mas que foi adiado um ano devido à pandemia da covid-19.

Em 2021, não há risco de o concurso, que reúne representantes de 41 países, não acontecer, visto que os concorrentes vão gravar as atuações nos seus países.