“Não descansamos à sombra dos bons resultados”. Daniel Oliveira faz balanço à frente da SIC

À beira de completar um ano à frente da direção de Programas da SIC, Daniel Oliveira resume “11 meses a um ritmo alucinante”. O responsável reconhece o efeito do “fator Cristina Ferreira” e aposta forte na segunda temporada de “Quem Quer Namorar com o Agricultor?”

Pelo quarto mês consecutivo, a SIC foi o canal de televisão mais visto em Portugal. Dados que motivam a direção de Programas da estação, em particular o seu líder, Daniel Oliveira, que no próximo mês completa um ano em funções. Na hora do primeiro balanço, o diretor reconhece que o mérito é do trabalho de equipa.

“Está a correr muito bem. Entramos em julho do ano passado e a evolução tem sido fantástica. Conseguiram implementar-se dinâmicas com as equipas e há um propósito comum que fez unir várias pessoas”, começa por referir Daniel Oliveira, que revela outro segredo para os bons resultados: “Não descansamos à sombra dos bons resultados que temos tido, mas trabalhamos ainda mais, pensando na qualidade do produto. Se a montante de tudo o resto estiver a qualidade do produto, o resto está mais perto de poder acontecer!”

A mudança de ciclo começou a 7 de janeiro com a estreia d’”O Programa da Cristina”, que quebrou a hegemonia da TVI durante 12 anos. Os bons resultados do programa de Júlia à tarde e, mais recentemente, o sucesso da primeira temporada de “Quem Quer Namorar com o Agricultor?” também deram o seu contributo nas audiências.

Mas haverá um “fator Cristina Ferreira” que mudou tudo? “A Cristina soma muito valor e foi um fator fundamental. Se pensarmos que em julho do ano passado estávamos a 4,6 pontos de diferença da liderança, em outubro a 3,1, em novembro a 2,1, em dezembro a 0,9, em janeiro a 0,3 e em fevereiro passámos para a liderança significa que a Cristina vem somar muito valor”, acrescenta o diretor de Programas, que define a apresentadora como “um fenómeno de comunicação muito além daquilo que se vê no ecrã”.

O terceiro ponto elencado pelo responsável para a subida nos números são as mudanças na própria grelha. “A reestruturação da grelha e tudo o resto que está volta faz diferença nos resultados que estamos a ter em todos os horários”, garante.

E, além do “fator Cristina”, haverá também um “fator Daniel?” “São meses a um ritmo alucinante a vários níveis, porque nos propusemos a mudar muita coisa em simultâneo. Procurámos que a estratégia fosse sustentada e não houvesse apostas casuais”, afirma o diretor de Programas, que não quer os louros para si.

Entretanto, este domingo à noite estreia-se a segunda temporada de “Quem Quer Namorar com o Agricultor?”.

“Vamos manter uma aposta regular num projeto eficaz do ponto de vista das audiências, mas que conseguiu chegar a um leque alargado de público. Foi mais difícil achar agricultores na primeira edição do que nesta, porque agora as pessoas já conhecem o programa. Não queremos um ‘reality’ puro e duro, mas mostrar o país e uma realidade que está arredada dos ecrãs”.

O programa tem batido “A Tua Cara Não me É Estranha” aos domingos. “Sabe bem ter público a ver os nossos programas e quanto mais público melhor. O fato do programa continuar a ser líder é um fator de satisfação. Temos uma luta com nós mesmos!”

Recorde-se que Daniel Oliveira é casado com a apresentadora Andreia Rodrigues. Os dois têm uma filha, Alice, de um ano.

TEXTO: Rui Pedro Pereira

LEIA TAMBÉM:

Cada vez mais longes! SIC continua a subir, TVI em queda livre

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.