NBC News despede jornalista acusado de “comportamento sexual inadequado”

Fotografia: Danny Moloshok/REUTERS

Matt Lauer, jornalista da NBC News, foi despedido do canal depois de um colega ter apresentado uma queixa por “comportamento sexual inadequado” na noite da passada segunda-feira.

O jornalista, de 59 anos, trabalhava na estação desde 1997, era um dos profissionais mais respeitados e bem pagos do canal e foi alvo de uma queixa que consiste numa “clara violação dos padrões da empresa”. O despedimento foi anunciado num comunicado enviado aos trabalhadores, assinado pelo presidente da NBC News, Andrew Lack.

“Embora esta seja a primeira queixa sobre o seu comportamento nos mais de 20 anos em que está na NBC News, foram-nos apresentados motivos para acreditar que este não foi um ato isolado. Como resultado, decidimos cessar as suas funções”, pode ler-se.

A notícia foi tornada pública esta quarta-feira, durante o programa “Today”, que Matt Lauer costumava apresentar. A jornalista Savannah Guthrei, companheira de painel de Lauer desde 2012, foi a responsável por dar a notícia no inicio do programa.

Depois da polémica de assédio sexual que envolvia estrelas de Hollywood, o escândalo estende-se agora ao jornalismo. O despedimento surge uma semana depois de o também jornalista Charlie Rose ter sido afastado das estações CBS e PBS, após várias mulheres o terem acusado de “má conduta sexual” ao longo de várias décadas.

Em outubro, o analista político Mark Halperin, da NBC News e MSNBC, foi despedido na sequência de acusações de assédio sexual.