Negativo: vencedor italiano não acusa drogas no Festival da Eurovisão

Fotografias: Instagram Eurovisão

Damiano David, o líder da banda de rock italiano Maneskin, que venceu a Eurovisão no passado sábado, acusou negativo no despiste de drogas, depois da especulação de que teria consumido no espetáculo de Roterdão, nos Países Baixos.

Ponto final numa especulação que demorou três dias: depois de ter sido acusado de ter consumido cocaína em direto, durante o Festival da Eurovisão, em Roterdão, nos Países Baixos, Damiano David, vocalista da banda Maneskin, que venceu o espetáculo no passado sábado, testou negativo hoje, num exame realizado em Itália, anunciou a Agência France Press (AFP), que cita a organização da Eurovisão.

O excêntrico cantor e a banda já tinham negado veementemente o consumo de substâncias proibidas durante o evento – no qual os portugueses The Black Mamba ficaram na 12.ª posição -, quando foram confrontados diretamente com a pergunta depois da atuação de consagração. “Não consumo droga. Por favor, malta, não digam isso, nada de cocaína”, defendeu-se Damiano David.

Um vídeo, que se tornou viral na Internet, mostra o artista inclinado sobre uma mesa na “Green Room” – salão onde se concentram os artistas internacionais -, sob o olhar de um companheiro da banda italiana.

“Não há nenhuma droga. Caso encerrado. Ficámos alarmados pela especulação, que lançou sombras no Festival e influenciou negativamente a banda”, disse a União Europeia de Radiodifusão (UER) em comunicado, citado pelo jornal italiano La Repubblica.

No fim de semana, entretanto, surgiram nas redes sociais novas imagens, que não foram contestadas pela UER e que mostram a mesa com vidro partido, o que terá levado o vocalista a inclinar-se: “O baterista, Thomas, partiu um vidro e fui ver o que era, não uso drogas”, reforçou.