Nomeações para os Emmy. Sandra Oh é a primeira nomeada de origem asiática para melhor atriz principal de série dramática

As nomeações para os Emmy foram reveladas esta quinta-feira e constituem um acontecimento histórico. Sandra Oh é a primeira atriz de origem asiática nomeada para um Emmy de melhor atriz principal numa série dramática.

Sandra Oh foi nomeada para um Emmy de melhor atriz principal numa série dramática, graças ao seu papel como Eve Polastri na série “Killing Eve”. Eve Polastri é uma agente do MI5 (serviço britânico de inteligência interna) que persegue uma assassina psicopata, Villanelle, interpretada por Jodie Comer. Na trama, as mulheres ficam obcecadas uma pela outra.

Esta nomeação é histórica, visto que nenhuma outra mulher de origem asiática a tinha recebido. A atriz é mais conhecida pelo seu papel como “Cristina Yang” em “Anatomia de Grey”, que lhe valeu um Globo de Ouro em 2006. Oh já tinha sido nomeada para os Emmys, mas sempre pelo seu desempenho como atriz secundária.

Sandra Oh nasceu nos arredores de Ontario em 1971, é filha de pais coreanos e a sua nomeação despertou o entusiasmo nos fãs que se apressaram a demonstrar apoio e felicidade pelo acontecimento nas redes sociais. “Deem a Sandra o Emmy que ela merece há anos”, “Estou tão feliz por ela” e “Nunca nenhuma atriz asiática ganhou um Emmy. Ela merece-o”, são apenas algumas mensagens de encorajamento deixadas no Twitter.

A 70ª cerimónia de entrega dos Emmys, que se dedicam a galardoar produções e atores do pequenos ecrã, irá ocorrer a 17 de setembro de presente ano.

“A Guerra dos Tronos” lidera nomeações

A série “A Guerra dos Tronos” lidera a lista de nomeados à edição deste ano dos prémios televisivos Emmy, com um total de 22, num ano em que a Netflix é a plataforma mais nomeada, anunciou esta quinta-feira a organização.

“A Guerra dos Tronos” (exibida em Portugal pelo canal SyFy), criada a partir dos livros de George R. R. Martin, teve, em 2017, a sua penúltima temporada, antes de terminar em 2019.

Recorde aqui algumas fotografias da última temporada já exibida:

Logo atrás nos total de nomeações encontram-se “Westworld” (exibido em Portugal na TVSéries), com 21, e “The Handmaid’s Tale” (disponível apenas no sistema NOS Play), com 20. Já na comédia, “Saturday Night Live” também recebeu 21 nomeações.

O quadro das séries nomeadas para melhor drama fica completo com “The Americans” (exibida no Fox Crime), “This is Us” (Fox Life), “The Crown” (Netflix) e “Stranger Things” (Netflix).

No que diz respeito à melhor série de comédia, as nomeações foram para “Atlanta” (Fox Comedy), “Barry” (TVSéries), “Black-ish” (Fox Comedy), “Curb Your Enthusiasm”, “GLOW” (Netflix), “The Marvelous Mrs. Maisel” (Amazon), “Silicon Valley” (TVSéries) e “The Unbreakable Kimmy Schmidt” (Netflix).

Segundo comunicado da organização, a Netflix liderou a lista com 112, seguindo-se a HBO com 108 e a NBC com 78.

 

TEXTO: Inês Messias, com Lusa