Nuno Markl lamenta a morte da cadela Uva

Nuno Markl
Fotografia: Instagram Nuno Markl

O animador da Rádio Comercial partilhou este domingo com os fãs a morte da cadela Uva. “Os cães mais imperfeitos podem ser perfeitos”, garante.

“A Uva foi uma lição viva de esperança para todas as criaturas”. É desta forma que o comunicador começa o texto no qual informa os milhares de seguidores do desaparecimento do seu animal de estimação.

“Maltratada, usada como alvo de tiro com chumbos, cega de um olho por um acto de violência, e com a natureza, ainda por cima, a ditar-lhe uma organização dentária duvidosa e à prova de qualquer aparelho, era a cadela que ninguém escolheria num catálogo – mas foi a cadela que a @paginadaanagalvao e eu, há uns oito anos, escolhemos ir buscar a um abrigo de animais em Borba, depois de tudo lhe ter acontecido”, conta.

View this post on Instagram

Uva (20??- 2020). A Uva foi uma lição viva de esperança para todas as criaturas. Maltratada, usada como alvo de tiro com chumbos, cega de um olho por um acto de violência, e com a natureza, ainda por cima, a ditar-lhe uma organização dentária duvidosa e à prova de qualquer aparelho, era a cadela que ninguém escolheria num catálogo – mas foi a cadela que a @paginadaanagalvao e eu, há uns 8 anos, escolhemos ir buscar a um abrigo de animais em Borba, depois de tudo lhe ter acontecido. A cadela feia mais bonita do mundo foi estrela de TV no programa Animais Anónimos, fez publicidade a um aspirador de pelos de animais, foi protagonista de toneladas de vídeos e fotos deste Instagram mas, acima de tudo, foi a nossa Uva. Meiga mas de personalidade forte – por vezes faltando-lhe só falar para nos dizer que obviamente tinha direito a estar deitada no sofá dos humanos, depois de tudo o que fora a vida dela. Cardíaca e com um problema pulmonar, nos últimos tempos, aguentou-se ainda assim com valentia. Sempre que achávamos que não se ia safar, no dia seguinte acordava com energia e apetite renovados. Ontem, pela primeira vez em muitos dias, a Uva acordou sem tosse. Movia-se pela casa com uma estranha calma, subiu e desceu escadas atrás de mim. À tarde, preparei comida para ela e para a Flor – uma lata de um manjar gourmet que faz sucesso cá em casa. Aproximou-se com a Flor, como de costume, para o ritual da abertura da lata. Mas desta vez, virou o focinho para o lado, sem apetite. Virou-me costas, caminhou até à sala, deitou-se de lado, como se fosse dormir, e soltou o maior e mais aliviado suspiro da História do Mundo. Ainda antes de me aproximar, percebi o que tinha acontecido. A lição da Uva será sempre esta: eis uma rafeira que passou por tudo, que ficou desfigurada, que não teria grandes hipóteses. Deu-nos muita alegria durante 8 anos e acho que lhe demos uma boa vida. Os cães mais imperfeitos podem ser perfeitos e há muitos à vossa espera em canis, abrigos, associações. Lembrem-se da Uva e façam o favor – a eles e a vocês – de lhes dar uma casa e afecto. (Será sempre pouco o agradecimento à @vet.leegalvao cunhada, amiga, por tudo o que fez pela Uva, até ao fim)

A post shared by Nuno Markl (@nunomarkl) on

“A cadela feia mais bonita do mundo foi estrela de TV no programa ‘Animais Anónimos’, fez publicidade a um aspirador de pelos de animais, foi protagonista de toneladas de vídeos e fotos deste Instagram mas, acima de tudo, foi a nossa Uva. Meiga mas de personalidade forte – por vezes faltando-lhe só falar para nos dizer que obviamente tinha direito a estar deitada no sofá dos humanos, depois de tudo o que fora a vida dela. Cardíaca e com um problema pulmonar, nos últimos tempos, aguentou-se ainda assim com valentia. Sempre que achávamos que não se ia safar, no dia seguinte acordava com energia e apetite renovados”, acrescenta.

Até que chegou o dia que ninguém desejava. “Ontem, pela primeira vez em muitos dias, a Uva acordou sem tosse. Movia-se pela casa com uma estranha calma, subiu e desceu escadas atrás de mim. À tarde, preparei comida para ela e para a Flor – uma lata de um manjar gourmet que faz sucesso cá em casa. Aproximou-se com a Flor, como de costume, para o ritual da abertura da lata. Mas desta vez, virou o focinho para o lado, sem apetite. Virou-me costas, caminhou até à sala, deitou-se de lado, como se fosse dormir, e soltou o maior e mais aliviado suspiro da História do Mundo. Ainda antes de me aproximar, percebi o que tinha acontecido”, lamenta.

E Nuno Markl diz, em jeito de conclusão. “A lição da Uva será sempre esta: eis uma rafeira que passou por tudo, que ficou desfigurada, que não teria grandes hipóteses. Deu-nos muita alegria durante oito anos e acho que lhe demos uma boa vida. Os cães mais imperfeitos podem ser perfeitos e há muitos à vossa espera em canis, abrigos, associações. Lembrem-se da Uva e façam o favor – a eles e a vocês – de lhes dar uma casa e afecto. (Será sempre pouco o agradecimento à @vet.leegalvao cunhada, amiga, por tudo o que fez pela Uva, até ao fim)”.