O emotivo adeus de Cláudio Ramos ao “Queridas Manhãs”: “A luz desligou-se. Faz-se silêncio”

Chegou, esta quinta-feira, ao fim o “Queridas Manhãs”. Cláudio Ramos, que assumiu a apresentação contínua do programa aquando da saída de Júlia Pinheiro para as tardes da SIC, assinalou o fim de um ciclo com uma emotiva mensagem nas redes sociais.

Ao longe. Com um olhar profundo. A preto e branco. Assim se despediu Cláudio Ramos do “talk show” que ocupou as manhãs da estação de Carnaxide nos últimos quatro anos e no qual colaborava desde a sua estreia – nos últimos dois meses a apresentar.

“Quando se desliga a luz. Quando se fecha a porta. Quando fica vazio de gente. Um estúdio não é um amontoado de contraplacado. Um estúdio é uma alcofa cheia de histórias que guarda consigo”, começou por escrever como legenda da fotografia.

“Depois de deixar de sentir o respirar da gente, fica frio”, prossegue. “As tábuas que o erguem serão amontoadas, cheias de histórias, em cima umas das outras. No estúdio como na vida. Televisão é vida. A porta de ferro fechou-se. A luz desligou-se.”

Fotografia: Instagram Cláudio Ramos

Agora, “faz-se silêncio, não para gravar, mas porque já não há cá ninguém”, constata Cláudio Ramos, rosto de vários segmentos do “Queridas Manhãs” ao longo dos quatro anos de emissões, entre os quais “Jornal Rosa” e “Consultório Sentimental”.

Depois de várias ocasiões a substituir Júlia Pinheiro e João Paulo Rodrigues durante as suas ausências, o apresentador assumiu de forma contínua a condução do formato em outubro, na sequência da mudança da vida profissional de Júlia.

Na hora do adeus, resta o agradecimento. Profundo. “Obrigado a todos os que aqui respiraram e que ajudaram outros tantos a fazê-lo!”, concluiu, não sem antes antever o que se segue na sua passagem pela SIC: “O futuro é já a seguir”.

O FIM DE UM CICLO

Esta quinta-feira marca o fim de uma era no entretenimento do canal da Impresa, iniciada a 14 de março de 2011, quando Júlia Pinheiro estreou “Querida Júlia”.

RECORDE O DIA DE ESTREIA DE “QUERIDA JÚLIA”:

Menos de três anos depois, a então direção de programas renovou o matutino com a contratação de João Paulo Rodrigues para formar dupla com Júlia Pinheiro. “Querida Júlia” deu assim lugar a “Queridas Manhãs”. Estávamos em 3 de fevereiro de 2014.

RECORDE O DIA DE ESTREIA DE “QUERIDAS MANHÃS”:

A dupla nunca conseguiu vencer Manuel Luís Goucha e Cristina Ferreira, que conduziram juntos durante 14 anos o “Você na TV”, na TVI. Com a chegada de Daniel Oliveira à direção de Entretenimento da Impresa, novas mudanças anunciadas.

E das grandes. Cristina trocou Queluz de Baixo por Carnaxide após 16 anos de ligação àquele canal. Júlia deixou as manhãs e estreou um programa com o seu nome no horário vespertino. O “Queridas Manhãs” manteve-se, de há dois meses para cá, com Jota, a quem se juntaram Ana Marques e Cláudio Ramos.

Enquanto os três dizem adeus àquele programa nesta quinta-feira, os espectadores despedem-se de uma era de mais de sete anos do entretenimento da SIC. Sete foi também o dia de janeiro escolhido para Cristina se estrear como apresentadora da estação de televisão da Impresa, com “O Programa da Cristina”.

TEXTO: Dúlio Silva

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.