“Orgulho e sentido de missão”. Daniel Oliveira assume direção da SIC e sobe a diretor-geral de entretenimento

É oficial. Daniel Oliveira é o novo diretor-geral de entretenimento do grupo Impresa, assumindo também o cargo de diretor de programas da SIC e dos seus canais temáticos. É o novo “Dono Disto Tudo” em Carnaxide.

“É com orgulho e sentido de missão que aceitei o desafio do CEO da Impresa para liderar a direção-geral de entretenimento da Impresa, numa era de estimulantes desafios para o setor audiovisual e para o digital.”

A frase é de Daniel Oliveira e surge no comunicado da Impresa, que o anunciou esta quinta-feira como o novo responsável de todos os conteúdos não informativos do grupo – vai liderar a programação da antena generalista (de que já era subdiretor de novos formatos), dos canais temáticos e ainda os conteúdos de entretenimento de todo o grupo.

“Acredito nos valores fundadores da SIC como desígnio primeiro de conexão com a sociedade e também na qualidade intrínseca dos profissionais desta casa, que são a força motriz do futuro que queremos construir”, sublinhou ainda o responsável, de 37 anos.

No mesmo comunicado, Francisco Pedro Balsemão, CEO da Impresa, afirmou que o profissional é a “pessoa certa” para ocupar o cargo. “As profundas alterações nos hábitos de consumo de conteúdos audiovisuais requerem uma visão estratégica do setor e orientação para o cliente final, neste caso os espectadores e utilizadores. O desenvolvimento de conteúdos inovadores de qualidade, tanto para a antena como para o online, são fundamentais para o cumprimento dos objetivos e para o sucesso da Impresa. Daniel Oliveira, pelo seu percurso, ambição e capacidade de liderança, é a pessoa certa para projetar o entretenimento da SIC e do Grupo para o futuro”, afirmou o empresário.

A direção-geral de entretenimento agrupará a direção de programas da SIC e dos seus canais temáticos, sendo ainda responsável pela aposta e desenvolvimento de produtos digitais, reforçando o caminho traçado pelo Grupo Impresa nesta área.

Com esta decisão, Francisco Pedro Balsemão escolheu para a programação o mesmo modelo de liderança do que para a Informação, onde Ricardo Costa acumula desde 2016 os cargos de diretor de Informação da SIC e diretor-geral de Informação da Impresa.

Daniel Oliveira, que continuará a apresentar o “Alta Definição”, iniciou a sua carreira televisiva na SIC, em 1997, como produtor editorial. Em 2000, integrou a equipa fundadora da SIC Notícias, como jornalista e produtor executivo.

 

Foi depois assessor da direção de programas da RTP, bem como coordenador e autor de programas de entretenimento. A partir de 2008, de volta à SIC, assumiu as funções de coordenador executivo de conteúdos de entretenimento nacionais e integrou o grupo de trabalho para a ficção nacional.
A partir de 2011, assumiu os cargos de Subdiretor de gestão e desenvolvimento de conteúdos e subdiretor de novos formatos da Direção de Programas da SIC. Lidera há 10 anos as equipas dos magazines nacionais e é, desde 2013, diretor do canal SIC Caras. Em 2017, foi designado coordenador das celebrações dos 25 anos da SIC, na área dos programas, e, já em 2018, membro eleito da direção da SIC Esperança.
TEXTO: Tiago Firmino

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.