Os números do Festival da Canção. Consumo elétrico abasteceria uma cidade portuguesa média

Luisa Sobral, Ana Bacalhau,Mário Lopes, Julio Isidro, Ana Markl e; Sara Tavares integram o painel de jurados. Fotografia: Pedro Rocha/Global Imagens

É o dia 1 da operação Festival Eurovisão da Canção. Do certame nacional que hoje começa, e que será transmitido na RTP1 e RTP Play, sairá o sucessor de Salvador Sobral. Estes são números que o tornam possível.

“É o maior evento televisivo de entretenimento produzido até hoje em Portugal”, explicou a produção do Festival RTP da Canção à N-TV. Entre quilómetros de fibra ótica e energia elétrica que dava para abastecer uma cidade portuguesa média, não são poupados esforços para a operação que começa esta noite com a primeira semifinal do certame nacional e termina em maio, com a Eurovisão.

1200 quilómetros de fibra ótica

1200 quilómetros de fibra ótica ligam as cidades de Lisboa e Guimarães para a grande operação do Festival RTP da Canção. Haverá uma rede de Internet dedicada apenas ao certame musical, através da qual se fará o transporte dos sinais de televisão e rádio para os vários canais do universo do operador público.

13 temas na 1ª semifinal

Hoje competem 13 temas dos 26 a concurso. São eles os de José Cid (interpretado pelo próprio), Diogo Clemente (Peu Madureira), Fernando Tordo (Anabela), Francisca Cortesão (Joana Barra Vaz), Janeiro (Janeiro), Jorge Palma (Rui David), JP Simões (JP Simões), Júlio Resende (Catarina Miranda), Benjamim (Joana Espadinha), Mallu Magalhães (Beatriz Pessoa), Nuno Rafael (Bruno Vasconcelos), Paulo Praça (Maria Amaral) e Rita Dias (Rita Dias).

Estúdio de 800 m2

O Estúdio 1 na RTP onde decorrem as meias-finais tem 800 m2. O Pavilhão Multiusos de Guimarães tem mais de 3600 m2.

11 câmaras

A emissão na RTP1 e RTP Internacional será feita com 11 câmaras nas semifinais e 17 na final, além da RTP Play e da rádio.

Consumo de energia

O consumo de energia durante a final do festival será suficiente para abastecer uma cidade média portuguesa.

600 robots de iluminação

Na final, o Multiusos terá mais de 600 robots e efeitos de iluminação, 200 m2 de ecrãs de vídeo e 130 motores de suspensão.

TEXTO: Ana Filipe Silveira