Os vencedores dos Globos de Ouro 2020

EPA

Tarantino, Sam Mendes e Joaquin Phoenix foram os grandes vencedores da 77ª edição dos Globos de Ouro, entregues na madrugada desta segunda-feira, em Los Angeles.

Numa cerimónia de grandes expectativas, apresentada pelo comediante britânico Ricky Gervais pela quinta e última vez, foram premiadas 25 categorias, divididas entre Cinema e Televisão.

“Era uma Vez… em Hollywood”, de Quentin Tarantino, confirmou o favoritismo e de cinco nomeações venceu três. O filme foi distinguido com o Globo de Ouro na categoria de Comédia ou Musical, dando ainda a Brad Pitt o prémio de Melhor Ator Secundário em Comédia ou Musical e a Quentin Tarantino a galardão para Melhor Argumento.

O filme “1917”, que estreia em Portugal a 23 de janeiro, venceu a estatueta de Melhor Drama e Sam Mendes foi considerado o Melhor Realizador.

“Joker”, de Todd Phillips, deu a Joaquin Phoenix o Globo de Melhor Ator em filme dramático e ainda venceu na categoria de Melhor Banda Sonora Original, premiando a compositora islandesa Hildur Guönadóttir.

Apesar das cinco nomeações, “O Irlandês”, de Martin Scorsese e Al Pacino, não confirmou as expectativas geradas e não venceu qualquer dos Globos de Ouro.

Na televisão, “Succession”, “Fleabag” e “Chernobyl” foram os grandes premiados. A série “Succession” da HBO recebeu o Globo de Melhor Série Dramática e o protagonista Brian Cox levou para casa a estatueta de Melhor Ator em Série Dramática. Já a mini-série “Chernobyl”, da mesma plataforma de “streaming”, foi considerada a melhor.

A série “Fleabag”, da Amazon Prime, deu à atriz Phoebe Waller-Bridge o Globo de Ouro de Melhor Atriz em Série de Comédia.

“The Crown” foi a única série da Netflix a receber um prémio. Olivia Colman foi galardoada com o Globo de Ouro de Melhor Atriz em Série Dramática.

Além dos premiados nas diversas categorias, Tom Hanks e Ellen DeGeneres foram os grandes homenageados da noite pelas carreiras no Cinema e Televisão, respetivamente, com os prémios Cecil B. DeMille e Carol Burnett.