Óscares: Edição histórica para Portugal com nomeação de realizador português

Óscares 2023
Fotografia: Valerie MACON / AFP

“Ice Merchants”, do realizador português João Gonzalez, fez história ao ser nomeado para a categoria Melhor Curta-Metragem de Animação dos Óscares. A gala está marcada para 12 de março, no Dolby Theatre.

Os grandes nomes da indústria do cinema internacional vão voltar a juntar-se em Los Angeles, nos Estados Unidos, para a atribuição dos prémios mais mediáticos do grande ecrã.

Destaque para a distinção de “Ice Merchants”, de João Gonzalez, que foi nomeado para a categoria de Melhor Curta-Metragem de Animação na 95.º edição dos Óscares da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.

“The Box, The Mole, The Fox and The Horse”, “My Year of Dicks”, “The Flying Sailor” e “An Ostrich Told Me The World Is Fake And I Believe It” são as restantes curtas nomeadas para a mesma categoria.

A Academia de Cinema Portuguesa já reagiu à nomeação: “O cinema português está em festa. Pela primeira vez temos uma curta-metragem nacional nomeada para os Óscares da Academia de Cinema Norte-Americana”, pode ler-se no comunicado.

“Parabéns, João, Cola Animation e toda a equipa! Damos ainda os parabéns a Laura Gonçalves e a Filipe Melo pela seleção para a ‘shortlist’ dos Óscares”, lê-se na nota divulgada.

Segundo a Imprensa internacional, o grande favorito é o filme “Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo”, de Daniel Kwan e Daniel Scheinert, com 11 nomeações contabilizadas para a noite de festa do cinema.

Eis os alguns dos nomeados divulgados, esta terça-feira, 24 de janeiro:

Melhor Filme:

Melhor Realização:

Melhor Ator:

Melhor Atriz:

Melhor Ator Secundário:

Melhor Atriz Secundária:

Melhor Argumento Original:

Melhor Banda Sonora: