Parabéns, Angelina Jolie! Atriz norte-americana celebra 43 anos de talento e elegância

Venceu um Óscar por “Vida Interrompida”, virou estrela com “Tomb Raider” e encontrou o amor em “Mr. & Mrs. Smith”. Angelina Jolie é uma das atrizes mais marcantes da sua geração e completa 43 anos esta segunda-feira.

Popular, solidária, por vezes polémica e uma das mulheres mais desejadas de Hollywood, assim é Angelina Jolie. Aos 43 anos, a filha dos atores Jon Voight e Marcheline Bertrand há muito que deixou para trás a imagem de “bad girl” e é hoje uma mulher dedicada aos filhos, ao trabalho e às causas sociais.

Estreou-se no cinema pela mão do pai, quando tinha apenas sete anos, e desde logo percebeu qual seria a sua vocação. Trabalhou como modelo e ascendeu ao topo de Hollywood na viragem do século, altura em que se casou com o ator Billy Bob Thornton. Os dois formaram um dos pares mais excêntricos de Hollywood mas foi ao lado de Brad Pitt que, anos mais tarde, a atriz encontrou estabilidade.

O casal esteve junto durante mais de uma década (2005-2016) e construiu uma família numerosa. Aos filhos adotivos Maddox, de 16 anos, Pax, de 14, e Zahara, de 13, juntaram-se Shiloh, de 11, e os gémeos Vivienne e Knox, de nove, os três filhos biológicos de ambos.

Durante o mesmo período, Jolie protagonizou alguns dos seus maiores sucessos cinematográficos, como “A Troca”, “Salt”, “O Turista” ou “Maléfica”. Antes, já se havia tornado Embaixadora da Boa Vontade do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, cargo do qual não abdica e ao qual dá uma enorme importância.

Percorra a galeria e veja os momentos mais marcantes da vida e carreira da atriz.

A estreia

Estreou-se no cinema ao lado do pai, Jon Voight, no filme “Aventura em Las Vegas”. Tinha apenas sete anos.

O Óscar

Fotografia: Steve Blake/Reuters

Em 2000 conquistou o Óscar para Melhor Atriz Secundária pelo filme “Vida Interrompida”.

Primeiro casamento

Fotografia: Stephen Hird/Reuters

Jurou amor eterno ao excêntrico Billy Bob Thornton, de quem se separou em 2003.

“Lara Croft: Tomb Raider”

Fotografia: Kin Cheung/Reuters

Os filmes da saga “Tomb Raider” (2001 e 2003) fizeram da atriz uma estrela à escala mundial.

Ativista e embaixadora

Fotografia: Anuruddha Lokuhapuarachchi/Reuters

É Embaixadora da Boa Vontade do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados desde 2001.

Brad Pitt

Fotografia: Fred Prouser/Reuters

Conheceu Brad Pitt durante as filmagens do filme “Mr. & Mrs. Smith”, em 2005.

A mais bem paga de Hollywood

Fotografia: Mario Anzuoni/Reuters

Foi considerada a mais bem paga pela primeira vez em 2008 e voltaria a liderar a lista anos mais tarde. Segundo a “Forbes”, arrecadou 33 milhões de dólares em 2013.

Filhos e casamento

Fotografia: Toru Hanai/Reuters

Angelina Jolie e Brad Pitt têm seis filhos em comum. O casal oficializou a relação em 2014 mas separou-se dois anos depois.

Proximidade com António Guterres

Fotografia: Brendan McDermid/Reuters

Enquanto Embaixadora da Boa Vontade do ACNUR, Angelina Jolie trabalhou de perto com o atual secretário-geral da ONU, que entre 2005 e 2015 foi Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados.

“Maléfica 2”: O próximo filme

Fotografia: Instagram Elle Fanning

Apesar de não ter redes sociais, a atriz deixou-se fotografar pela colega Elle Fanning no “set” de filmagens do filme “Maléfica 2”. A imagem foi captada na semana passada e publicada no Instagram de Elle Fanning.