Paulo Fernandes, animador da M80: “A rádio não morreu e dificilmente vai morrer”

Paulo Fernandes rádio
Paulo Fernandes

Numa altura em que também a rádio se teve de adaptar às contingências da pandemia, com mais profissionais a trabalharem em casa, Paulo Fernandes, locutor da M80, ao lado de Vanda Miranda, fala da importância desta companhia diária.

A relação dos ouvintes com a M80 estreitou-se nestes tempos da Covid-19?

Sem dúvida. Se já tínhamos uma relação muito próxima, depois disto as relações estreitaram se ainda mais. Não é por trabalhar na rádio, mas noto que a rádio voltou ainda mais a ter uma importância na sociedade e na vida das pessoas: é um meio credível, e que realmente confere normalidade às pessoas nestes tempos “extraordinários”.

A rádio teve de se adaptar a maior presença das pessoas em casa do que no carro, por exemplo?

Como em tudo na vida, ou nos adaptamos ou somos ultrapassados. Muitas vezes tentaram anunciar a morte da minha querida rádio. Nunca aconteceu. Dificilmente acontecerá. O fator humano, o locutor é a chave. Gostamos de saber há uma pessoa do lado de lá a falar connosco.

Qual é o preponderância da M80 a nível online nesta altura?

À data desta entrevista acabámos de saber que o nosso site e redes sociais cresceram 40 por cento. As pessoas querem alguma normalidade na vida, querem música, querem companhia e querem informação. Estamos a conseguir dar tudo isso, felizmente. É bom sinal. Quer dizer que estamos a seguir também com a nossa profissão.

Qual é o segredo do sucesso das vossas manhãs? A cumplicidade com a Vanda Miranda e a Susana Romana?

Tem estado a correr bem de facto. Acho que o facto de sermos profissionais, sermos pessoas genuinamente bem dispostas e brincalhonas, torna tudo mais fácil. Somos verdadeiros, e penso que todos gostamos de pessoas verdadeiras e genuínas.

Neste momento que cinco músicas dos anos 80 fariam parte da sua play list?

Vou alargar aos 70/80/90!

– Journey – “Dont stop Believing”

– Qualquer uma dos Red Hot Chilli Peppers

– Rightous brothers – “I have lost that loving feeling”

– Moby- “Porcelain”

– Stevie Wonder- “Isn’t she lovely”

Integra o canal do Sporting. Que tipo de trabalho é possível fazer nestes dias em que os mais diversos campeonatos estão parados?

Quanto à SportingTV, trabalham-se as redes sociais, preparam se novos conteúdos, faz se a atualização do regresso do campeonato, olha-se para as modalidades, para os treinos (caseiros) dos atletas…. não é fácil, mas faz-se o que se pode em segurança.

Paulo Fernandes rádio
Paulo Fernandes

É público que tem um amor imenso pelos cães e que é um expert na matéria. Eles podem ser os nossos melhores amigos, ainda que mais confinados em casa nestes tempos de pandemia?

Não sou um expert, mas sou de facto um amante, o que é meio caminho andado para aprender muito com todos. No mundo canino, aprendemos sempre algo com a experiência dos outros. Nesta altura é simples: menos passeios, patas, barriga e cauda limpos com água e sabão, ou toalhitas próprias para cães, e muitos estímulo mental para eles estarem entretidos. Fundamental também, prepará-los para o nosso regresso à vida diária. Eles estão a passar muito tempo com os respetivos tutores, e depois não vai ser assim. Nas minhas redes sociais falo um pouco sobre isso, dando algumas dicas e às sextas-feiras faço diretos para esclarecer algumas dúvidas sobre esta temática.

Soubemos que vem aí um novo projeto na TVI. Pode adiantar alguma coisa?

Não vou mentir, há novo desafio, mas também há o coronavirus. Sem querer é poder adiantar muito, digamos que há um bom desafio que está em “standby”.