Pedro Abrunhosa lança canção de homenagem à Ucrânia: “Escrita em duas horas”

Pedro Abrunhosa
Fotografia: Instagram Pedro Abrunhosa

Pedro Abrunhosa lançou, esta quarta-feira, 9 de março, uma canção de homenagem à Ucrânia, que está a ser invadida pela Rússia. O cantor confessou ter demorado duas horas a escrever a música.

Face ao conflito russo e ucraniano, do qual têm resultado refugiados que fugiram para vários países, nomeadamente para a Polónia, o artista não ficou indiferente e, sentindo-se “incapaz para agir no terreno”, decidiu escrever um tema.

“Ao provocar dor e impotência, à barbárie devemos contrapor a arte. Nunca no nosso tempo a ‘inutilidade’ desta se revelou tão útil. É através dela que, no silêncio, expulsamos a dor que é, simultaneamente, individual e coletiva”, começou por notar.

Pedro Abrunhosa
Fotografia: Instagram Pedro Abrunhosa

“A brutal agressão da Ucrânia por Putin [presidente da Rússia] tem gerado uma indescritível dor real, palpável, em milhões de seres humanos. A morte é o mote selvagem deste ditador bárbaro. O povo ucraniano e o povo russo sofrem o que nenhuma geração, nenhum território, jamais pensou vir a testemunhar de novo”, prosseguiu.

“A forma que encontrei para me salvar, porque me sinto incapaz para ir agir no terreno, é escrevendo canções. Escrita em cerca de duas horas, ‘Que O Amor Te Salve Desta Noite Escura’ não fala da guerra. Fala da incrível resistência dos cidadãos, dirigentes e militares ucranianos. Fala da esperança que projetam, pelos atos, sobre todos nós. É desta fibra que se forja um país”, afirmou.