Pedro Sousa: “É estúpido brincar com o canhão da Nazaré”

Surfista experiente, Pedro Sousa conjuga esta paixão com a representação na nova novela da SIC, “Nazaré”. A trama vai abordar o tema das ondas gigantes e o ator chama a atenção que todos os cuidados são poucos.

Na crista da onda. É assim que Pedro Sousa está na nova novela da SIC, “Nazaré”, na qual dá vida à personagem de Matias, um rapaz do mercado, mas com o vício das ondas gigantes.

Na vida real, o intérprete chama a atenção para o fenómeno que correu mundo e chegou, até, à mítica Times Square, em Nova Iorque. Porque todos os cuidados são poucos: “O Matias tem essa coragem de enfrentar o canhão do Nazaré e eu, Pedro, nunca surfei ondas maiores de três metros”, admite o jovem, à margem das gravações da novela.

“Nunca me passou pela cabeça entrar no canhão da Nazaré nas condições em que eles surfam… há pessoas que vão brincar com com o canhão, sem saber o que andam a fazer. Os perigos já são muitos para quem está preparado, imaginem para quem não está… é, no mínimo, estúpido”, adverte.

Pedro Sousa insiste na gravidade da situação: “Ainda não morreu ninguém porque a Nossa Senhora da Nazaré está lá a proteger as pessoas, mesmo! Quem vai para lá e não está preparado é como por as chaves de um carro de Fórmula 1 nas mãos de um bebé: vai potenciar todos os pergios, que ja são muitos”.

O ator prefere jogar pelo seguro, mas já apanhou alguns sustos, nomeadamente na Indonésia: “Já apanhei sustos na Indonésia, tem coral, estás no meio de nada e se partes uma perna é 24 horas de carro até ao sítio mais próximo, dá bem para perceber a dimensão da força da natureza”.

Em “Nazaré”, ao contrário do que possa parecer, Pedro Sousa nem faz muito surf: “Visto sobretudo o fato, gravo muitas cenas assim e nem vou à água”, diz, bem-disposto.

A trama tem a participação do surfista de ondas gigantes, Garrett McNamara, e Pedro Sousa não lhe poupa elogios. “É um homem muito tranquilo, vê-se logo que é sufista [sorri]. É um tipo relaxado, de fácil acesso. Ele nunca tinha feito nada do género e correu muito bem!” conclui.

Rapaz íntegro

Na nova ficção da SIC; Pedro Sousa é Matias, um jovem surfista de ondas gigantes que tem um restaurante no mercado de peixe. É irmão de Toni (Afonso PImentel) e filho da Glória (Luísa Cruz).

“Ele é o braço direito da mãe porque ajuda nos negócios da família. É uma pessoa com muitos bons valores e super íntegro. O grande amor dele é a família”, diz o ator, que não gosta de manusear o peixe: “Aprendemos com as peixeiras da Nazaré, mas a mim faz-me impressão estar esquartejar um ser, apesar de já não estaar vivo”, remata.

LEIA TAMBÉM:

“Nazaré” arrasa concorrência em dia de estreia na SIC

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.