Pedrógão Grande: Ruy de Carvalho deu o exemplo em ação humanitária de apoio aos bombeiros

Nem os 90 anos, nem a distância, nem o cansaço, nem o calor, nem a emoção impediram Ruy de Carvalho de integrar a ação humanitária de apoio aos bombeiros, verdadeiros heróis na luta contra a tragédia dos incêndios.

A iniciativa partiu da cantora Mónica Sintra, também ela bombeira, embora já não em atividade, e o objetivo era claro: ajudar as vítimas do trágico incêndio que desde sábado lavra na zona de Pedrógão Grande e que já vitimou, até ao momento, 64 pessoas, arrastando consigo um rasto de destruição.

A comitiva partiu da zona de Lisboa na segunda-feira à noite, chegando a Ansião, concelho do distrito de Leiria, às duas da manhã, onde os Bombeiros Voluntários a aguardavam. O movimento solidário angariou mais de 50 toneladas de roupa, roupa de cama e cobertores, água, sumos, brinquedos, produtos de higiene, comida para animais, e muitos medicamentos.

Os atores Paulo Lage e Miguel Taborda, a curadora Filomena Leite de Castro e o comandante dos Bombeiros Voluntários de Sintra também integraram a comitiva, que só terminou a missão de madrugada. “Às quatro da manhã acabámos de descarregar e só a essa hora fomos jantar. Houve um restaurante que se disponibilizou para nos servir a essa hora”, contou à N-TV Paula Carvalho, antiga jornalista, produtora e filha de Ruy de Carvalho.

“Quanto partimos daqui, o comandante dos Bombeiros da Parede ligou ao Comando Nacional a avisar que íamos começar a andar. Eles não queriam que fôssemos para zonas perigosas e, portanto, fomos para Ansião. Apesar de estar nos limites do incêndio, estivemos em segurança”, contou.

No Facebook, Ruy de Carvalho contou emocionado a aventura, “ele que disse logo que também queria ir, assim que ouviu falar da iniciativa da Mónica Sintra”, contou a filha.

“Já não tenho capacidade para fazer muita coisa, mas julgo que a minha idade é um exemplo para ajudar os mais jovens a serem solidários… e até a que se sintam apoiados. Pelo carinho de todos eles, destes bombeiros, dos lindos voluntários que oram connosco nesta missão que acabou às 08h30 da manhã, o meu muito obrigado”, escreveu ao início da tarde desta terça-feira Ruy de Carvalho na sua página oficial de Facebook.

O ator esclareceu que “alguns jovens não queriam” que ele fosse acompanhar “a missão humanitária conduzida pela Mónica Sintra”. “Tinham medo que apanhasse muito calor… e ficasse em perigo”, explica o ator. No entanto, Ruy de Carvalho não hesitou “nesta altura de grande dor”. “Obrigado aos bombeiros que nunca nos abandonaram… de Sintra, Parede, Alverca e Santarém”, de onde partiu o movimento de apoio.

Publicado por Ruy de Carvalho em Terça-feira, 20 de Junho de 2017

Ruy de Carvalho voltará a Ansião na sexta-feira, a pedido da organização de um espectáculo de solidariedade, cujas receitas reverterão para as populações locais e familiares das vítimas do incêndio.

TEXTO: Nuno Azinheira

 

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.