“Pivot” da SIC Notícias entre os autores do Festival RTP da Canção 2023

Festival RTP da Canção 2023
Fotografia: Pedro Pina/RTP

A RTP divulgou a lista de 20 artistas e bandas que vão dar vida às músicas do Festival RTP da Canção em 2023. Destaque para a participação do jornalista Miguel Ribeiro.

Um dos destaques do anúncio da estação pública é o “pivot” da SIC Notícias. Miguel Ribeiro está neste grupo de artistas por fazer parte da banda The Happy Mess, que integra como vocalista.

Além de The Happy Mess também vão participar no concurso: André Henriques, April Ivy, Bandua, Bárbara Tinoco, Churky, Cláudia Pascoal, Dapunksportif, Edmundo Inácio (Livre Submissão) e Inês Apenas (Livre Submissão).

E, ainda, Ivandro, Jacinta, Mimicat (Livre Submissão), Moyah (Livre Submissão), Neon Soho, Quim Albergaria, Sal, Teresinha Landeiro, Voodoo Marmalade (Livre Submissão) e You Can’t Win Charlie Brown.

A RTP começou por convidar 16 autores e os restantes quatro chegariam através da Livre Submissão de Canções que esteve aberta ao público entre 2 de setembro e 21 de outubro.

Contudo, um dos 16 autores convidados teve um imprevisto que o impedirá de estar no certame. Assim, a RTP decidiu admitir cinco candidaturas provenientes da livre submissão de canções.

O grande vencedor do Festival da Canção 2023 vai avançar para a Eurovisão, em Liverpool, no próximo ano.

Lembre-se que, segundo o regulamento, a Ucrânia seria a anfitriã por ter vencido o formato internacional, em maio, com o tema “Stefania” (Kalush Orchestra). Porém, a União Europeia de Radiodifusão anunciou que o país vencedor não poderá organizar a final por motivos de segurança, devido à guerra entre a Ucrânia e a Rússia, e será a Inglaterra a receber o evento de música.