Polémica: Loreen, vencedora do Festival da Eurovisão, pode mesmo ser acusada de plágio

Cantora Loreen com o troféu, depois de vencer o Festival da Eurovisão [Fotografia: Paul ELLIS / AFP]

Os compositores do tema “Flying Free” estarão em contacto com advogados para processar Loreen, vencedora do Festival da Eurovisão, por alegado plágio.

O Festival da Eurovisão tem dado que falar e não é pelos melhores motivos. Loreen, representante da Suécia, foi a grande vencedora da noite, com o tema “Tattoo”.

Contudo, a vitória gerou uma onda de revolta no Twitter, depois de vários cibernautas considerarem a música muito semelhante ao tema “Flying Free”, êxito dos DJ’s da antiga discoteca catalã Pont Aeri.

“Mas a música ‘Tattoo’ de Loreen não é o mesmo que ‘The Winner Takes It All’ dos Abba e ‘Flying Free’ de Pont Aeri? É escandaloso que uma música como esta tenha vencido. Não é contra as regras plagiar?”, escreveu um cibernauta.

Os compositores catalães Rubén Moreno e Xavi Escudero lançaram o “hit” “Flying Free” em 1999 mas, no país vizinho, continua a ser um sucesso nos bares e discotecas.

O que a dupla não esperava era que a melodia servisse, alegadamente, como base da música vencedora do Festival da Eurovisão. Por esse motivo, segundo o programa de rádio “La mañana de Catalunya Ràdio”, os compositores estarão em contacto com advogados para denunciar Loreen por plágio.

Rubén e Xavi só poderão levar a cabo a denúncia se conseguirem provar que “Tattoo” é uma cópia de “Flying Free”.