Presidente da República e ministro da Cultura felicitam João Gonzalez por nomeação nos Óscares

Porto, 27/01/2023 - João Gonzalez, realizador de "Ice Merchants" curta metragem nomeada para os Oscares. (Pedro Correia / Global Imagens)

“Ice Merchants”, curta-metragem de João Gonzalez, fez história ao ser a primeira produção portuguesa nomeada para os Óscares. Não ganhou, mas foi elogiada por Marcelo Rebelo de Sousa e Pedro Adão e Silva.

Apesar de não ter trazido a estatueta de “Melhor Curta-Metragem de Animação” para Portugal, a nomeação mereceu uma nota de agradecimento e felicitação da parte do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa e do ministro da Cultura, Pedro Adão Silva.

“Com ‘Ice Merchants’, o muito premiado cinema de animação português, e através dele todo o nosso cinema, esteve pela primeira vez representado numa cerimónia vista pelo mundo inteiro”, começa por dizer a nota partilhada na página oficial da Presidência da República.

“Esta nomeação seguiu-se a outras distinções recebidas por João Gonzalez, tão jovem e já com um traço, um tom e um universo próprios, como reconheceram os European Film Awards ou o Festival de Cannes. Felicitando-o, deixo também uma palavra de elogio à determinação e ao talento do cinema de animação em Portugal”, remata o comunicado de Marcelo Rebelo de Sousa.

“Mesmo que ‘Ice Merchats’ volte de Los Angeles sem a estatueta, hoje é um dia muito feliz para o cinema português. Parabéns ao João Gonzalez e à sua equipa, que com tenacidade, ambição e muito rasgo, criaram um filme comovente, que levará muitas pessoas a descobrir a capacidade singular do cinema de animação para tratar de temas complexos e adultos”, começa por dizer a nota de imprensa do Ministério da Cultura.

“Entre os espetadores, estão também os jovens que serão potencialidades criativas e é importante que saibam que a emigração não é para eles o único caminho. A festa hoje é do cinema de animação português no seu conjunto, uma área em que temos vindo a obter reconhecimento internacional crescente – e que agora, com ‘Ice Merchants’, chegará a um público muito mais alargado. Os Óscares são um começo, não são um fim”, concluiu a nota.