Procuradoria-Geral da República abre inquérito a Bruno de Carvalho depois de queixa por violência doméstica

Bruno de Carvalho
Fotografia: Filipe Amorim / Global Imagens

Após a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG) ter apresentado uma queixa por “comportamentos ameaçadores” no Ministério Público, Bruno de Carvalho vê a Procuradoria-Geral da República (PGR) abrir um inquérito após uma denúncia por violência doméstica.

Em declaração à Lusa, a PGR confirmou o inquérito: “Confirma-se a existência de inquérito relacionado com a matéria. O mesmo corre termos na Secção Especializada Integrada de Violência Doméstica (SEIVD) de Sintra”, pode-se ler na nota de imprensa.

A CIG referiu que o comportamento do DJ é “suscetível de configurar a prática de crime público de violência doméstica, na forma psicológica e física”.

A comissão afiançou, em comunicado, que teve conhecimento de vídeos divulgados nas redes sociais que foram retirados do “reality show” “Big Brother Famosos”, na TVI, e “onde se pode assistir ao comportamento ameaçador do concorrente Bruno de Carvalho para com a sua namorada, a concorrente Liliana, chegando inclusive a agarrar o seu pescoço de forma indelicada e evidentemente desconfortável”.

“No cumprimento das suas competências, a CIG notificou a TVI no sentido de que esta estação televisiva tome de imediato as necessárias diligencias no sentido de pôr termo a esta situação, suscetível de configurar a prática de crime público de violência doméstica, na forma psicológica e física”, afirmou ainda a comissão, que garante que “apresentou já uma denúncia junto do Ministério Público sobre os factos acima relatados”.

Também a Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) está envolvida no caso e, em declarações à Lusa, confirmou ter recebido queixas sobres alegadas situações de violência psicológica e física no programa apresentado por Cristina Ferreira e que se “encontram em apreciação”.

A ERC “confirma a receção de participações, submetidas por cidadãos e associações representativas, a respeito de alegadas situações de violência psicológica e física verificadas no programa Big Brother Famosos, emitido pela TVI”, explicou após ser confrontada com o caso.

“Estas participações encontram-se em apreciação pelos serviços da entidade”, afirma ainda a ERC que garante ainda que “quando houver uma decisão a respeito das mesmas”, o regulador “procederá como habitualmente à sua divulgação pública no seu sítio eletrónico”.

No entanto, a ERC não revela quantas queixas já recebeu e acrescenta que quando existir uma decisão “ficará também público as emissões em causa e o número de participações apreciadas”.

Recorde-se que Bruno de Carvalho deu uma conferência de imprensa, esta quarta-feira, 16 de fevereiro, onde arrasou a TVI e a produção do programa “Big Brother Famosos”. “A Lili teve, inclusivamente, de ir ao psicólogo com tanta pressão da produção. Passava a ideia que era um manipulador, mas era ao contrário, só a queria proteger! disse.