Programa histórico da SIC Notícias passa para a TVI24. RTP e Porto Canal ficaram pelo caminho

O programa de debate político “Quadratura do Círculo”, que a SIC Notícias transmite pela última vez esta quinta-feira, vai passar a pertencer, nos mesmos moldes, à grelha de programação da TVI24, que ganhou a corrida à RTP e ao Porto Canal.

A continuidade do “Quadratura do Círculo” na televisão portuguesa fica, assim, assegurada pelo canal informativo de Queluz de Baixo, escreve o “Diário de Notícias”.

Em cima da mesa, refere, por sua vez, o “Correio da Manhã”, citando fonte da TVI, estiveram “cinco propostas, de televisões e de rádios”. A RTP foi uma das que endereçou um convite e até chegou a ser dada como certa pelo “Jornal Económico”. O Porto Canal também quis ter o histórico formato de debate político na sua grelha.

O “DN” sublinha que os participantes do “Quadratura do Círculo” exigiram que a permanência do programa no ecrã fosse feita “nos termos em que foi mantido na SIC Notícias”. Por isso, já é certo que José Pacheco Pereira, António Lobo Xavier e Jorge Coelho se mantêm como comentadores e Carlos Andrade como moderador.

A SIC Notícias emite pela última vez o programa “Quadratura do Círculo” esta quinta-feira. A estreia na antena da TVI24 dar-se-á a 31 de janeiro ou a 7 de fevereiro.

Há uma semana, quando o diretor-geral de Informação da Impresa, Ricardo Costa, confirmou ao “DN” o fim do programa na SIC Notícias, o responsável justificava a decisão com base em “várias alterações na grelha” do canal que, no passado dia 8, celebrou 18 anos de emissões. “O programa ‘Quadratura do Círculo’ foi sempre importante para a SIC Notícias e faz parte da sua história, mas vamos apostar em novos formatos”, prometeu ainda.

O “Quadratura do Círculo” existe na antena do canal informativo da SIC desde o dia 8 de janeiro de 2004. Antes, o formato contava, desde o final dos anos 1980 e até julho de 2003, com uma versão radiofónica transmitida pela TSF, com o nome de “Flashback”.

O programa foi criado pelo falecido Emídio Rangel, que assumia também o papel de moderador, e contava, na composição original, com a opinião de José Pacheco Pereira, José Magalhães e Vasco Pulido Valente.

O primeiro-ministro, António Costa, também já foi comentador do programa.

TEXTO: Dúlio Silva