Restaurante usa fotografias de Caitlyn Jenner antes e após a mudança de sexo para identificar as casas de banho

Um restaurante do Texas identificou a casa de banho dos homens com uma fotografia de Caitlyn Jenner antes de mudar de sexo e a casa de banho das mulheres com uma imagem posterior à operação.

Dom DiFurio, editor do jornal norte-americano “Dallas Morning News”, esteve no restaurante e partilhou uma fotografia das portas das casas de banho no Twitter, considerando como negativa a atitude do restaurante para com a comunidade transgénero.

Na mesma rede social, os comentários não são unânimes mas a maioria desvalorizou a situação e até achou piada: “Isto é hilariante”, “brilhante” ou “a coisa mais engraçada que vi em toda a semana”.

Ainda assim, no Facebook do restaurante Dodie’s Place Cajun Bar & Grill houve quem escrevesse “isto é nojento”, “vou evitar ir ao Dodie’s” ou “isto é a coisa mais feia que vi hoje”.

O restaurante já reagiu à polémica e explicou o propósito das fotografias, que terão sido colocadas em agosto: “A nossa intenção não era gozar ou ofender ninguém (…) foi um mero gesto contra a correção política que parece ter estrangulado este país. A correção política fez mais para silenciar do que para encorajar discussões importantes que a nossa sociedade provavelmente precisa de ter. Com base no feedback, positivo e negativo, as pessoas estão a ter essa discussão (…) por favor, saibam que estamos aqui para discutir isto e seguir em frente com uma comunidade. Todos são bem-vindos aqui”, pode ler-se no Facebook do estabelecimento.

As fotografias em questão mostram Caitlyn Jenner quando ainda era homem, no momento em que venceu a medalha de ouro de decatlo nos Jogos Olímpicos de Montreal, em 1976, e já enquanto mulher, na capa da revista “Vanity Fair”.

TEXTO: João Farinha