Rita Blanco critica a RTP: “Basta estudarem”

TEXTO: Alexandre Oliveira Vaz

Rita Blanco, em entrevista ao programa “Grande Entrevista”, da RTP 3, mostrou o seu desagrado com a forma como a RTP produz a sua linha de ficção, constituída maioritariamente por séries.

A atriz Rita Blanco não compreende por que razão a RTP produz tantas séries em tão pouco tempo e com pouco dinheiro. Foi durante a “Grande Entrevista”, do canal informativo da televisão pública, que a atriz, de 54 anos, mostrou o seu desagrado.

“Infelizmente a RTP parece ter achado que dá fazer muitas séries, com muito pouco dinheiro e muito pouca coisa, poderia resultar”, afirmou Rita Blanco. A atriz continuou: “Espero que eles percebam que se calhar não resulta”. E concretizou que “tem de haver de dinheiro para este tipo de coisas”. “Caso contrário, não vale a pena”, sublinhou.

A atriz, que já foi protagonista da série de sucesso da RTP “Conta-me Como Foi”, dá mesmo um conselho aos responsáveis da estação. “Basta estudarem! A produção de uma série é completamente diferente da produção de uma novela. E para fazer uma série demora-se mais tempo e gasta-se mais dinheiro”.

Rita Blanco pode ser, atualmente, vista nas salas de cinema, no filme “Fátima”, de João Canijo, que se estreou esta semana. A atriz voltará em breve ao pequeno ecrã na série “Sara”, de Marco Martins, que está a ser gravada… precisamente para a RTP.