De férias na Tanzânia, Rita Pereira não ficou indiferente ao incêndio em Pedrógão Grande, Leiria, que deflagrou no sábado e fez até agora 63 vítimas mortais. As chamas avançaram ontem, domingo, para o distrito de Castelo Branco, onde a atriz tem familiares.
O incêndio em Pedrógão Grande não está extinto, e há ainda outros quatro grandes fogos a lavrar nos distritos de Leiria, Coimbra e Castelo Branco. De férias na Tanzânia com o namorado, Guillaume Lalung, Rita Pereira não ficou indiferente e, mesmo à distância, quis juntar-se à onda de solidariedade para com as vítimas desta tragédia.
Neste caso, admite, o seu envolvimento prende-se, também, com o facto de ter familiares em Castelo Branco. “Quando nos ‘bate à porta’ sentimos de outra forma”, escreveu na sua página de Facebook, na qual explica ainda que conseguiu “duas mil barras energéticas e dois mil géis energéticos que foram entregues hoje [segunda-feira] aos Bombeiros de Pombal.
“Ontem [domingo], quando soube que Portugal estava a passar por um momento terrível, pensei no que poderia eu fazer para ajudar estando tão longe. Encontrei uma conta de apoio para a qual fiz uma transferência, mas não achei suficiente”, conta.
“Vi então a lista dos produtos que os bombeiros precisam e lembrei-me que se há algo que consumo são barras energéticas e porque não pedir ajuda à empresa onde as costumo adquirir?!”
Rita Pereira deixou ainda palavras de apoio aos bombeiros de Portugal e às famílias vítimas deste desastre e publicou uma fotografia sua, em que agarra uma estrela-do-mar, que quer que seja vista como “um símbolo de esperança para Portugal”. “Quis postar uma imagem positiva”, termina.
Neste momento, os incêndios mobilizam um total de 2150 operacionais, 654 veículos e 16 meios aéreos.
TEXTO: Ana Filipe Silveira