RTP antecipa-se à SIC e faz experiência social com crianças e idosos

Catarina Furtado

Chama-se “As Idades da Inocência” e promete emocionar os telespetadores, com idosos a trocarem experiências sociais com crianças. A ideia é similar ao novo programa da SIC que Andreia Rodrigues vai apresentar.

Catarina Furtado tem um novo desafio na RTP: chama-se “As Idades da Inocência”, será exibido a 23, 26, 27, 30 de dezembro e 1 de janeiro, pelas 21.00 H, e ao longo de cinco programas a comunicadora vai acompanhar o impacto que a convivência de um grupo de idosos e crianças tem na saúde e na vida dos mais velhos.

A iniciativa da RTP pretende combater a solidão das pessoas mais idosas, que se encontram mais isoladas.

View this post on Instagram

Venho dar-vos uma notícia boa: dia 23 de dezembro, segunda feira, às 21h, estreia na RTP um programa pioneiro em Portugal que me ensinou tanto e para o qual tenho um sonho: que salte do écran para a rua, em todo o país. Que a solidão e o isolamento dos nossos queridos mais velhos diminua! “As idades da inocência “ é um programa que prova como é possível, com vontade e criatividade, juntar duas gerações tão distantes ( idosos dos 74 aos 90 anos) e crianças ( de 4 e 5 anos) durante 5 semanas, com actividades diversas, e conseguirmos obter um impacto enorme na saúde e bem estar dos nossos mais velhos. A avaliação física e cognitiva é feita antes do projecto dar início e as conclusões são muito claras: índices de depressão, tristeza, sentimento de inutilidade. Passadas essas semanas, a avaliação repete-se e os dados são indiscutivelmente positivos! Obrigada à excelente equipa de técnicos: Márcia, Claudia, @diogobatalhagerontologo .Foi incrivelmente simples e emocionante: tanto carinho, tanta partilha, tanto sentido. Sem truques, sem exploração barata das emoções. Notícia de última hora: a unidade de saúde onde gravámos, a ASFE, decidiu manter o projecto para além do final da série de 5 episódios! Para além da tv. Tal como aconteceu em Inglaterra ( autora do formato) em que esta ideia passou ser uma medida política.Tão bom! Mais um passo ganho no meu percurso profissional com impacto benéfico na vida das pessoas! Obrigada @rtp! No ar dias 23, 26, 27, 30 de Dezembro e 1 de Janeiro. Agendem! Vale a pena!!! #meunovoprograma #asidadesdainocencia #combaterasolidao #gostotantodoquefaço @fremantlept @boss

A post shared by Catarina Furtado (@catarinafurtadooficial) on

“Foi um presente da RTP. Fui visitar idosos quase todos os dias. O impacto na saúde dos mais velhos foi grande, a depressão diminuiu com o contacto com as crianças, que, por sua vez, ficaram mais calmas, mais tolerantes e curiosas com a sabedoria dos mais velhos”, diz Catarina Furtado à N-TV.

A estação pública antecipa-se, desta maneira, à concorrência: a SIC prepara o novo programa, “Amigos Improváveis”, no qual jovens vão fazer companhia a idosos.