Salvador Sobral alerta para insufiência cardíaca em nova campanha

Salvador Sobral
Fotografia: Instagram Salvador Sobral

A campanha Olhe pelo Coração junta o compositor e intérprete Salvador Sobral, o tema vencedor da Eurovisão ‘”Amar pelos Dois” e a Associação de Apoio aos Doentes com Insuficiência Cardíaca (AADIC)

A iniciativa lançada na segunda-feira, 16 de janeiro, integra um filme com o cantor e a música é o tema do artista Amar Pelos Dois, que conquistou a vitória no Festival da Eurovisão em 2017. “Após cinco anos de atividade, queremos reposicionar a missão da nossa associação”, refere o presidente da entidade. Para Luís Filipe Pereira, citado na nota enviada à comunicação social, o objetivo é claro: “Queremos ter uma intervenção mais abrangente, que tenha impacto não apenas junto dos que sofrem de Insuficiência Cardíaca, os seus familiares e amigos, mas igualmente da população portuguesa em geral. Esta nova campanha e o novo logotipo é reflexo disso mesmo.”

A campanha pretende, como se pode ler no documento, “consciencializar para a Insuficiência Cardíaca, relembrando que é uma doença que diz respeito a todos e não apenas aos doentes ou seus familiares, por ter uma incidência cada vez maior na população portuguesa”.

Importa sublinhar que as estimativas – com mais de duas décadas – apontam para a eventual existência de perto de meio milhão de portugueses (400 mil) que sofrem com a doença, um número que pode vir a crescer até 30% em 11 anos. “Com intuito preventivo, a iniciativa agora lançada visa ainda alertar para a importância de vigiar os sintomas associados a esta doença, que é silenciosa e, por isso, muitas vezes diagnosticada tardiamente, e até desvalorizada em detrimento de outras patologias”, refere o comunicado.