Salvador Sobral “está a preparar-se para estar bem no Festival Eurovisão da Canção”, garante a RTP

Fotografia: Gleb Garanich/Reuters

O vencedor da Eurovisão deste ano está internado à espera de um transplante cardíaco, mas tanto Salvador Sobral como a RTP aguardam que o músico recupere a tempo de estar presente no festival de 2018, em maio, na Altice Arena.

“Estou muito otimista, muito crente e posso dizer que o Salvador [Sobral] está tão ou mais otimista do que eu”, disse Gonçalo Madaíl, diretor criativo da RTP e um dos responsáveis pela organização do evento, durante a apresentação de novidades do certame à comunicação social. “Nem sequer colocamos a hipótese de ele não estar [presente no evento na Altice Arena]”, acrescentou.

Desta forma, a RTP espera manter a tradição de levar o vencedor do ano anterior a atuar no palco do concurso musical, cujas semifinais vão decorrer a 8 e 10 de maio e à final a 12 do mesmo mês no Parque das Nações, em Lisboa. “Ele está com toda a sua energia a preparar-se para estar bem no Festival Eurovisão da Canção”, sublinhou Madaíl.

Para a organização do evento, que acontecerá pela primeira vez em Portugal, a RTP tem estado em contacto com o cantor, de 27 anos, uma vez que ele “faz parte desta narrativa”. “É mais do que um consultor. Ele constitui as páginas deste livro que estamos a contar”, termina o responsável.

Leia também: Salvador Sobral continua a inspirar. Imitação espanhola vale vitória em “A Tua Cara não me é Estranha”

Salvador Sobral anunciou o seu afastamento dos palcos no verão. Uma interrupção na sua carreira para “entregar o corpo à ciência”, como o próprio anunciou em comunicado. Está por esta altura internado no Hospital de Santa Cruz, em Lisboa, uma unidade hospitalar de referência na área da Cardiologia. “Ele sofre de uma doença que se chama insuficiência cardíaca. Tem o coração cansado. Em situações muito avançadas, como é o caso, pode chegar à fase do transplante”, explicou, em declarações à TV Globo, o cardiologista Manuel Carrageta.

Recorde de seguida as imagens da chegada de Salvador e Luísa Sobral, irmã e compositora de “Amar pelos Dois” a Lisboa após a vitória, há precisamente seis meses, na Eurovisão em Kiev, na Ucrânia:

TEXTO: Ana Filipe Silveira