São José Lapa esclarece polémica com Pedro Abrunhosa: “Dizer que ele não tinha voz foi uma piada”

Fotografia: Divulgação TVI

Após um “post” no Facebook, São José Lapa marcou presença no “Jornal das 8”, na TVI, para justificar as críticas ao músico Pedro Abrunhosa.

Continua a “novela” entre Pedro Abrunhosa e São José Lapa. Depois de ver o músico dizer-se “intimidado” pelas críticas da Embaixada da Rússia, na sequência de farpas lançadas a Vladimir Putin, a atriz acusou o ator de “não ter voz”.

Esta quarta-feira, 27 de julho, São José Lapa esteve no “Jornal das 8”, da TVI, e justificou as críticas ao artista: “O Pedro Abrunhosa não pode falar pela voz dos portugueses todos. Fala pela voz dele – e tem pouca”, começou por referir.

No entanto, a atriz condenou a atual guerra que se vive na Ucrânia e afirmou não ser militante do Partido Comunista. A artista considerou ainda a atual situação de guerra como um caso de “imperialismo russo, americano e estupidez dos europeus”.

De seguida, confessou ainda não ter lido o comunicado da embaixada russa sobre as farpas de Pedro Abrunhosa a Vladimir Putin, mas referiu: “Se fosse ao contrário e alguém dissesse mal do Marcelo Rebelo Sousa, a embaixada, a nossa, não tomaria uma posição em que país fosse?”.

“Uma pessoa assume aquilo que diz, sem qualquer medo. Eu não me iria meter a pedir tomadas de posição. A pessoa é responsável por aquilo que diz”, comentou ainda sobre o pedido do músico por uma tomada de posição do Governo português.

São José Lapa revelou ainda que não tem nada contra o intérprete: “Não quero mal ao Pedro Abrunhosa, de maneira nenhuma. Foi uma ‘private joke’ [piada privada] dizer que ele não tinha voz”.

Recorde-se que muitos artistas nacionais mostraram o seu apoio público a Pedro Abrunhosa através das redes sociais. Nomes como Carolina Deslandes, Karetus, Catarina Furtado, entre outros, revelaram-se solidários e partilharam o comunicado emitido pela Sons em Trânsito, agência do cantor. “Tal como o MNE, também nós, artistas, músicos, cidadãos, temos que demonstrar a nossa indignação e estar solidários com o Pedro”.