Estes são os famosos que apadrinham as Marchas Populares de Lisboa 2017

TEXTO: Alexandre Oliveira Vaz

São já conhecidos os padrinhos das 21 marchas populares que irão descer a Avenida da Liberdade, na noite de 12 para 13 de junho, em Lisboa. Este evento é um dos pontos altos das Festas de Lisboa, com transmissão em direto na RTP1.

As marchas populares de Lisboa são já uma tradição nas festas da capital portuguesa. Vários bairros da cidade irão desfilar na famosa Avenida da Liberdade, e contam com a ajuda de várias caras conhecidas do grande público português.

Pela primeira vez, este ano, Herman José e Maria Rueff descem a avenida enquanto padrinhos da marcha da Bela Flor-Campolide. Por sua vez, há duas duplas que voltam às marchas: Teresa Guilherme e Bruno Cabrerizo pela Madragoa e Cinha Jardim com João Baião por Alfama. A marcha de Alcântara conta com a jornalista da TVI Ana Sofia Cardoso e o ator Pedro Granger. Vindos da estação de Queluz de Baixo diretamente para padrinhos da marcha da Penha de França estão os atores Sílvia Rizzo e João Catarré.

Carla Andrino ao lado do ator Quimbé formam a dupla de padrinhos da marcha da Graça. A marcha da Mouraria é apadrinhada por duas vozes da música portuguesa, Vanessa Silva e FF. O mesmo acontece com a de Belém, com Wanda Stuart e Telmo Miranda, ou com a marcha dos Olivais, com a fadista Diamantina e Sérgio Rossi.

A marcha de Marvila recebe este ano a apresentadora Lara Afonso e o chefe de cozinha Chakall. Vários atores vão também apadrinhar algumas marchas, como é o caso de Paula Sá e Paulo Vasco pela Ajuda, Melânia Gomes e Jorge Mourato por São Vicente, Carla Chambel e Rui Neto por Carnide e Sónia Brazão e Flávio Gil pelo Bairro Alto.

A apresentadora Isabel Figueira acompanhada pelo repórter da TVI Flávio Furtado apadrinham a marcha de Santa Engrácia. O encenador Tiago Torres da Silva e a atriz Rita Ribeiro serão os padrinhos da marcha da Bica. O Alto do Pina terá como seus anfitriões a fadista Filipa Cardoso e o ator Ricardo de Sá. Gonçalo da Câmara Pereira será o padrinho da marcha de Benfica e ao seu lado terá Marta Cardoso como madrinha. Marta Cruz e Eduardo Ferreira serão os padrinhos da marcha dos Mercados. A apresentadora da SIC Maria Botelho Moniz estará sozinha para apadrinhar a marcha da Santa Casa. Estas marchas são extra concurso.

Este evento é também uma tradição televisiva. Vai ser transmitido em direto na RTP1, com apresentação de Tânia Ribas de Oliveira e José Carlos Malato, na noite de 12 de junho, a partir da Avenida da Liberdade, em Lisboa.