Sara Barradas: “Foi estranho voltar aos ‘Morangos com Açúcar'”

Evento Lançamento
Fotografia: Media Capital/Divulgação

No dia a seguir ao regresso da série juvenil da TVI, a atriz admite “estranheza” por a personagem não ter ligação ao passado. Entretanto, Sara Barradas prepara-se para estar na mesma trama do marido, José Raposo, em “Senhor Rui”.

“Morangos com Açúcar” voltou ontem à noite ao convívio com os telespetadores e em horário nobre, como tinha anunciado o diretor-geral da TVI, José Eduardo Moniz. Foi há 20 anos que que a série juvenil do quarto canal prendeu a atenção dos portugueses e, agora, duas décadas depois, o sucesso televisivo regressa, numa colaboração entre a estação e a Prime Vídeo.

A primeira temporada, que estreou ontem, conta com dez episódios, a segunda, também com dez episódios, é lançada no início de 2024 e a terceira chega antes do verão do próximo ano.

O evento de lançamento do “remake” aconteceu no espaço Time Out, no Mercado da Ribeira, em Lisboa, e a N-TV falou com uma das atrizes que transita das primeiras temporadas, Sara Barradas, a “Diana Almeida”, que ficou conhecida do grande público em 2007 e que, em 2023, é uma inspetora da Polícia Judiciária. “Foi um projeto muito feliz e que marcou o meu percurso profissional”, reconhece a artista. “Foi estranho voltar, principalmente porque não existe uma grande ligação da personagem com o passado. Ela é a mesma, teve um filho, casou-se, mas ninguém da minha série entra, então não há uma ligação efetiva com o passado. Por isso é estranho…”, admite.

“Ela é aquela personagem, mas está desenquadrada daquela realidade. Ela está noutro mundo, completamente diferente de quando tinha 16 anos, não é tão rebelde, mas fiz questão de preservar aquele ‘dark side’ que ela tinha, até porque com a inspetora deu para manter um pouco aquele ar mais dúbio”, acrescenta.

Quanto à preparação, a atriz falou com “alguns polícias”. “Em cenas de porte de arma tive um inspetor comigo, nunca tinha pegado numa arma na minha vida, como inspetora tinha de saber tudo, não podia falhar. Vi mais séries policiais e documentários, foi assim que me preparei”.
E qual foi a evolução da série em 20 anos? “A linguagem, a realização e a técnica são muito mais evoluídas e, agora, são menos episódios, nós fazíamos 300 por temporada! Agora só foram 30”, acrescenta.

Na biografia de Rui Nabeiro

Entretanto, a atriz prepara-se para começar a gravar também para a TVI a série “Senhor Rui”, a biografia do empresário Rui Nabeiro, mas ainda não é desta que contracena diretamente com o marido, José Raposo. “Fazemos parte do mesmo projeto, mas não vamos contracenar, apesar de querermos muito, era giro. Já estamos a fazer testes de imagem e as gravações vão começar. A minha participação é pequena, é no passado”, conta.

“Nesta série as personagens masculinas têm muito mais incidência que as femininas. Ele já começou a transformar-se e estão a investir bastante, e ainda bem, na caracterização. Por exemplo, já mandaram vir quatro bigotes e está perfeito; normalmente o bigode é muito difícil de acertar, mas ficou incrível, está genial. O Zé já modificou um pouco os dentes, também”.

Quanto à troca de José Raposo da SIC pela TVI, Sara Barradas diz que pretende é que o seu companheiro “esteja bem”. “Quero que esteja feliz e onde tenha trabalhos que o desafiem, seja aqui ou onde for. Não é por sermos um casal que temos de estar juntos na mesma estação. Aconteceu e ainda bem, foi aqui que nos conhecemos e é giro estar juntos no mesmo projeto. Em televisão nunca trabalhámos realmente juntos, tirando o ‘Espírito Indomável’, que foi onde nos conhecemos”, conclui Sara Barradas.