Senhor Fernando. A história do homem que conquistou Cristina Ferreira e Portugal

Chama-se Fernando e é o protagonista da história que está a comover Portugal. A sua mulher, Aida, morreu de cancro e desde então estava fechado em casa. Até ter ganho um “novo fôlego” com os três mil euros que Cristina Ferreira lhe ofereceu.

Era mais um final d’”O Programa da Cristina”, como qualquer outro desde que a apresentadora chegou à SIC em janeiro. A produção ligou para o concorrente do passatempo e depois de a chamada ter entrado em estúdio, Cristina Ferreira deu a notícia ao telespetador que tinha acabado de ganhar o prémio.

Até que, do outro lado, Fernando disse que iria utilizar o dinheiro para pagar o funeral da mulher que morreu em dezembro do ano passado, vítima de cancro no pâncreas. Comovida com a história, Cristina Ferreira convidou-o para estar no programa desta quinta-feira e contar mais.

A mulher de Fernando descobriu que tinha a doença em 2012 e cinco anos depois a situação piorou, tanto que tinha de ser operada. “A médica disse que tinha de ser operada. Que o estilo de vida dela ia desaparecer e que não teria mais do que um ano”, recordou Fernando.

“Em 2017 a coisa começou a quebrar, eu sabia o que estava para vir”, referiu o convidado à apresentadora, que fez questão de se sentar ao seu lado, abraçá-lo e confortá-lo enquanto ambos tinham os olhos com lágrimas.

“Depois, houve uma altura que ela ficou melhor […] mas a curto prazo as coisas agravaram-se. Quando ela vai a uma consulta em outubro, a médica diz-lhe que está tudo péssimo e que não podia fazer mais nada”, prosseguiu.

Desde que se despediu da sua companheira, Fernando tem estado “fechado” em casa, a chorar a morte de Aida. “É uma vida inteira, em que há uma cumplicidade muito grande […]. Só você me fez sair da cama e de casa”, atirou.

O prémio monetário nesta altura da sua vida foi uma “benção”, garante Fernando. “Estou a dizer isto com sinceridade, desde ontem ganhei um novo fôlego e estou a ver se consigo fazer valer a pena retomar a vida”, disse.

Quando Fernando pensava que já tinham falado tudo eis que Cristina Ferreira o surpreende. A empresa de cuidados de saúde Medicare ofereceu-se para pagar o funeral da sua mulher, algo que o convidado pretendia fazer com os três mil euros recebidos.

No final da conversa, Fernando pediu à apresentadora para não se comover e esta respondeu-lhe: “Passei a noite inteira a pensar em si e a tentar adivinhar como é que seria o Fernando, e posso dizer-lhe que é ainda melhor do que tinha imaginado.”

Além de Cristina Ferreira, o diretor de Programas da SIC, Daniel Oliveira também se mostrou enternecido com a história e reagiu no perfil de Instagram. “Este senhor perdeu o amor da sua vida há poucos meses. Ontem, ao vencer o passatempo d”O Programa da Cristina’ disse que o dinheiro era para pagar o funeral da mulher. Hoje foi receber um abraço da Cristina e um ‘novo fôlego’ para a vida. A televisão quando é de verdade é muito mais que televisão!”

https://www.instagram.com/p/BxhXWFcn6XF/

TEXTO: Tiago Firmino

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.