Depois de em 2019 ter lançado o projeto “Tenho Cancro. E depois”, a Impresa e a SIC Notícias criam agora um novo canal para comunicar com os mais de um milhão de portugueses que passaram por um cancro ou viram um familiar nessa situação.
É uma assistente virtual – ou “AVA” – para apoiar todos os que passaram por um cancro, respondendo a dúvidas ou alertando, por exemplo, para os cuidados que os doentes oncológicos devem ter durante a atual pandemia.
Nos últimos dois anos, esta iniciativa – que conta com o apoio da Liga Portuguesa Contra o Cancro, Sociedade Portuguesa de Oncologia, Novartis e Médis – criou mais de 300 histórias e entrevistas sobre este tema.
São essas histórias que servem de base à “AVA”, uma assistente virtual que usa os conteúdos certificados por instituições parceiras (Liga Portuguesa, Sociedade Portuguesa de Oncologia, IPO Coimbra e Porto, Fundação Champalimaud, entre muitos outros) para encaminhar depois os utilizadores para estes especialistas.
Só nas primeiras semanas de teste, este chatbot – que foi desenhado em colaboração com a agência digital Djomba e com a tecnologia da Oracle – já registou mais de 30 mil conversas.
Para conversar com a “AVA”, basta visitar o site do projeto – www.tenhocancroedepois.pt.