Situação inédita. Paco Bandeira destrói de um momento para o outro 50 mil CD

Fotografia: João Girão/Global Imagens
A carregar vídeo...

Contra a pirataria. Contra as estações de rádio que não passam música portuguesa. Foi sob este mote que o conhecido músico Paco Bandeira se apresentou em cima de uma empilhadora, pronto a destruir 50 mil exemplares de discos.

“Isto é o resultado da internet, da reprografia pirata. Isto é o reflexo da música em Portugal. Então temos de acabar com ela assim”, diz o cantautor, de 72 anos, num vídeo gravado em Sintra, entretanto publicado esta quinta-feira na internet.

Mas a crítica não se fica por aqui. A alegada falta de apoio das estações de rádio portuguesas e a ausência de medidas para ajudar a combater a pirataria em Portugal fazem também parte desta causa, concretizada desta forma invulgar e insólita. “Toda a gente tira da internet. Toda a gente faz cópias piratas. Estamos a passar a música a cilindro, que é na maior parte dos casos aquilo que muitas e muitas estações de rádio que nós pagamos fazem: passar música a cilindro”, concluiu, em tom de ironia, Paco Bandeira.

O vídeo, disponibilizado neste artigo, mostra o momento em que 50 mil CD são atirados ao chão e, posteriormente, esmagados pela empilhadora na qual se encontra o intérprete de “Ternura dos 40” e “A Minha Cidade”.

A carregar vídeo…

Paco Bandeira, de 72 anos, conta com um longo historial na música portuguesa, que ascende a mais de quatro décadas de carreira. O músico colocou um ponto final na sua vida artística em novembro de 2007. Em 2012, o nome do artista voltou a surgir, quando foi dado como culpado de um crime de violência doméstica sobre a ex-mulher. Paco Bandeira foi condenado a três anos e quatro meses de prisão, mas com pena suspensa.

TEXTO: Dúlio Silva