Os alunos do Ensino Secundário vão ter acesso, a partir de hoje, ao “Estudo em Casa”, a antiga Telescola. Os programas curriculares, que apenas estavam disponíveis na RTP Play, vão poder ser vistos no Cabo na posição 444 e na TDT no canal 8.
O “Estudo em Casa”, mais conhecido por Telescola, chega, a partir de hoje, aos alunos do Ensino Secundário, avança o Governo numa nota enviada ontem à noite às redações.
Desta forma “os 75 blocos pedagógicos temáticos semanais produzidos para o Ensino Secundário, que desde o início do ano letivo têm vindo a ser disponibilizados na RTP Play”, vão passar a estar disponíveis na posição 8 (posição 9 na Madeira e Açores) da Televisão Digital Terrestre (TDT) – num espaço ainda sem programação e que será utilizado temporariamente -, e posição 444 das operadoras de cabo, na qual ontem ao início da noite já se podia ler a palavra “Brevemente”.
Os 15 blocos pedagógicos temáticos diários do Ensino Básico continuam a ser transmitidos na RTP Memória e os 15 do Ensino Secundário através das posições referidas, das 09h00 às 16h30, com interpretação em língua gestual portuguesa (no caso do Secundário a grelha diária é repetida a partir das 16h30).
Deste modo, o “Estudo Em Casa” passa a estar disponível na televisão, do 1.º ao 12.º anos de escolaridade, de segunda a sexta-feira, “com a função de reforçar as aprendizagens num contexto síncrono e/ou assíncrono, quer para o trabalho autónomo dos alunos, quer para o enriquecimento dos recursos didáticos dos professores, cumprindo-se a maior parte das componentes curriculares dos cursos científico-humanísticos (do 10.º ao 12.º ano) e dos cursos profissionais (do 1.º ao 3.º ano)”, acrescenta a missiva do Governo.
O Executivo lembra ainda que no início do ano letivo o Ministério da Educação “decidiu manter e alargar o projeto ao Ensino Secundário, transformando o ‘Estudo Em Casa’ no conjunto mais completo de recursos educativos em língua portuguesa acessível a todos e em formato televisivo” e que agora é dado um novo passo “na perspetiva de proporcionar um acesso universal, os conteúdos relativos ao Ensino Secundário veem a sua distribuição alargada à televisão, à semelhança do que acontece no Ensino Básico”.
Entretanto, na parceria do Ministério da Educação com a RTP, a programação da RTP 2 voltou a reforçar os conteúdos infantis nos últimos dias, naquilo que o Governo entende ser “uma resposta particularmente importante para as crianças da Educação Pré-Escolar”.
Recorde-se que o projeto “Estudo Em Casa” é uma parceria do Ministério da Educação com a RTP, contando com o apoio das Editoras Leya e Porto Editora. Para a edição 2020/2021 foram criadas uma equipa de coordenação e uma equipa específica para o seu desenvolvimento, composta por mais de quatro dezenas de professores e cinco intérpretes de Língua Gestual Portuguesa, estando a responsabilidade pedagógica a cargo da Direção-Geral da Educação.
Televisão – Ensino Básico: – TDT – posição 7 – MEO – posição 100 – NOS – posição 19 – Vodafone – posição 17 – Nowo – posição 1
Televisão – Ensino Secundário: – TDT – posição 8 (posição 9 nos Açores e na Madeira) – MEO, NOS, Vodafone e Nowo – posição 444