Violência doméstica. Bárbara e Carrilho voltam hoje a tribunal para retomar “tempos difíceis”

A primeira sessão do julgamento do caso de violência doméstica entre o antigo ministro da Cultura Manuel Maria Carrilho e a apresentadora Bárbara Guimarães começa esta quarta-feira em Lisboa.

Inicialmente agendada para 9 de janeiro, a sessão acabou por ser adiada para esta quarta-feira. Em dezembro, o Tribunal da Relação de Lisboa mandou reabrir o julgamento do caso, aceitando um recurso do Ministério Público determinando a reabertura da audiência.

Manuel Maria Carrilho tinha sido absolvido há um ano do crime de violência doméstica e de 22 crimes de difamação. Inconformado com a decisão de absolvição, o Ministério Público (MP) apresentou um recurso, invocando “nulidades de despachos que indeferiram a realização de diligências de prova essenciais e indispensáveis à descoberta da verdade”.

Em comunicado divulgado a 14 de dezembro na página do MP de Lisboa era explicado que o Ministério Público da primeira instância “entendeu que a sentença devia ser revogada e substituída por outra que dê como provados factos vertidos na acusação pública e que, em qualquer caso, condenasse o arguido pela prática de um crime de violência doméstica”.

A 15 de dezembro de 2017, a juíza Joana Ferrer absolveu Manuel Maria Carrilho justificando: “Perante a realidade trazida ao tribunal, prova pericial inconclusiva e perante uma prova testemunhal abundante, mas que não foi capaz de sustentar a acusação, não resulta da matéria de facto provada que o arguido tem cometido o crime de violência doméstica”.

Bárbara admite que “os últimos tempos têm sido difíceis”

O dia que marca o reencontro em tribunal entre a estrela da SIC e o antigo governante coincide com o aniversário do primogénito do ex-casal, menor de idade, que o pai colocou ao telefone em direto, na TVI24, para que Dinis Maria negasse ter sido agredido pelo progenitor. O episódio, recorde-se, ocorreu este mês e valeu críticas.

Bárbara/Carrilho. Conselho Deontológico condena identificação de menor em reportagem da TVI

Sobre a atitude de Carrilho, Bárbara Guimarães preferiu o silêncio, uma postura que tem assumido desde o início da guerra judicial da qual é uma das protagonistas.

A apresentadora não deixou, no entanto, de assinalar o aniversário do filho nas redes sociais, numa mensagem em que assume que “os últimos tempos têm sido difíceis”. Apesar disso, prossegue, “amor e ternura” estão “sempre presentes”, “assim como a alegria e o sorriso”. “Parabéns, meu Anjo!”, concluiu Bárbara num “post” feito no Instagram, não sem antes escrever, em forma de “hashtag”, “amo o meu filho”.

Na imagem escolhida para ilustrar a mensagem de aniversário para Dinis Maria, Bárbara surge com um sorriso no rosto e de cabeça tapada. A comunicadora está a lutar contra um cancro da mama, um combate que tornou público em agosto do ano passado, quando revelou que tinha sido “submetida, com sucesso, a uma cirurgia”. “Continuo entregue à medicina e a Deus. Em boas mãos!”, declarou ainda na altura.

O namorado, o empresário e antigo forcado Carlos Pegado, tem sido um apoio fundamental da apresentadora nesta batalha. Os dois assumiram o sentimento que os une na última gala de entrega dos Globos de Ouro, em maio de 2018.

TEXTO: Lusa e Dúlio Silva

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.