Will Smith proibido de participar em eventos da Academia por dez anos

Will Smith
Fotografia: Robyn Beck / AFP

Depois da agressão a Chris Rock, Will Smith foi proibido pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood de participar em qualquer evento ou programa durante dez anos.

O ator norte-americano acabou por ser banido pela organização dos Óscares após ter dado uma bofetada ao humorista Chris Rock que fez uma piada sobre o cabelo rapado da mulher do artista, Jada Pinkett Smith, durante a 94.ª edição dos prémios, no Dolby Theatre, em Los Angeles.

“O Conselho decidiu que, por um período de dez anos a partir de 8 de abril de 2022, Smith não poderá participar em qualquer evento ou programa da Academia, pessoal ou virtualmente, incluindo, mas não limitado, à cerimónia dos Óscares”, anunciaram o presidente e a CEO da Academia, David Rubin e Dawn Hudson, numa carta enviada aos membros no fim de uma reunião virtual esta sexta-feira.

A organização já tinha aberto um processo disciplinar contra o intérprete por “contacto físico inapropriado, comportamento abusivo ou ameaçador e comprometer a integridade da Academia”.

Entretanto, o artista pediu desculpas publicamente a Chris Rock. “Gostava de te pedir desculpas publicamente, Chris. Errei e pisei o risco. Estou envergonhado. As minhas ações não são indicativas do homem que pretendo ser. Não há lugar para violência num mundo de amor e bondade”, escreveu, nas redes sociais.

De acordo com o jornal britânico “The Sun”, Will Smith vai procurar ajuda especializada para lidar com o stress numa clínica de reabilitação para famosos. “O impacto da agressão afetou muito o Will, por isso, ele irá receber ajuda para lidar com o stress”, explicou uma fonte ao jornal.